As previsões meteorológicas indicam que entre esta quarta-feira (22) e sexta-feira (24), os dias serão de muita chuva em Goiás. A Defesa Civil está em alerta monitora 21 áreas de risco em Goiânia, além de pontos de alagamento.
Conforme o coordenador Cidicley Santana, são esperados 20mm de chuva na capital nesta quarta. Porém, existe a possibilidade de que caiam até mesmo 150mm. Por isso, a Defesa Civil está com frequente monitoramento de áreas com histórico de alagamento e em situação de risco.
Santana pede que a população siga algumas recomendações da Defesa Civil para evitar maiores transtornos.
“Se estiver chovendo próximo à residência, recomendamos que a pessoa evite sair. Se tiver que ir, como pedestre, trafegar somente onde for possível ver o chão. Se estiver em veículo, trafegue até quando você conseguir ver a roda do condutor ao seu lado. Se não for o caso, pare e espere a chuva passar para retomar o trajeto”, disse ao Diário de Goiás.
O cidadão pode acionar os serviços da Defesa Civil pelos telefones: 3524-4080, 153 ou pelo 193 do Corpo de Bombeiros, caso a ocorrência seja em Goiânia.
Estragos na terça-feira
A Defesa Civil contabilizou até 104mm de chuva em algumas regiões de Goiânia na terça-feira (21), muito embora a previsão fosse de que as chuvas chegassem a 9mm.
O Córrego Caveirinha, no Recreio Panorama, transbordou e a ponte foi levada pela água. O Córrego Taquaral, no Bairro Goiá, também transbordou e levou uma lateral da ponte da Avenida Padre Monte. No Jardim Nova Esperança, a Avenida C ficou alagada. Equipes da Seinfra já foram aos locais e tomaram as medidas emergenciais.
No setor Nova Esperança, na Região Sudoeste, a previsão de chuva era de 22 mm, mas no período das 14h30 às 17h40, houve uma precipitação de 91 mm, acarretando o transbordamento do Córrego Caveirinha.
Já no Bairro Goiá, na Região Oeste a previsão de chuvas era de 18 mm, mas no período das 14h30 as 17h40, houve uma precipitação chuvosa de 46 mm.
A Defesa Civil continua monitorando e vistoriando os locais que sofreram alagamentos intensos para identificar os danos potencias e está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança da população em geral.