Publicidade
Política
| Em 2 anos atrás

Com ida a Europa, Caiado passa bastão para Daniel Vilela

Compartilhar

A ida do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) para Londres onde participará de um painel da conferência Lide Brasil, como adiantado pelo Diário de Goiás no dia 17 de março, abrirá caminho para que o vice-governador Daniel Vilela (MDB) assuma a titularidade do Governo de Goiás pela primeira vez desde o início da gestão. O governador deverá embarcar no próximo dia 19 de abril.

A decisão de Caiado é um gesto que o governador dará protagonismo a Vilela em seu projeto de suceder o governador em 2026. Para se ter uma ideia, em seu primeiro mandato, o então vice-governador Lincoln Tejota (União Brasil) jamais assumiu o cargo, mesmo diante das duas licenças médicas de Caiado para tratamento cardiológico que o governador tirou.

Publicidade

Em Londres, Caiado terá a companhia de nomes importantes da política brasileira entre as mais diversas colorações partidárias e também será sua primeira viagem internacional. Ele participará do painel “O novo posicionamento do Brasil”  e terá outros quatro governadores, senadores e ministros de Estado. 

Publicidade

Junto com Caiado, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), do Pará, Helder Barbalho (MDB) e do Espirito Santo, Renato Casagrande (PSB) estarão juntos no painel que contará com outros nomes do cenário político como os senadores Randolfe Rodrigues (Rede) e Fabiano Contarato (PT).

Publicidade

Entre os principais palestrantes, a conferência Lide reuniu Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, e os ministros Carlos Fávaro, da Agricultura, Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, e Marina Silva, do Meio Ambiente.

Presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), além do ex-presidente da República, Michel Temer (MDB) também estarão presentes no evento que acontecerá entre os dias 20 e 21 de abril.

Publicidade

Ano passado, Caiado até tinha marcado uma viagem para Londres, em evento organizado pela Fundação Lemann e deveria tirar alguns dias de licença para encontrar a primeira-dama Gracinha Caiado que já estava em solo europeu. 

Os planos foram frustrados com o debate acirrado promovido na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) em torno da taxa do agro com produtores rurais chegando invadir e vandalizar a casa. Diante do contexto, Caiado cancelou a viagem.

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.