Publicidade
Goiânia
| Em 8 meses atrás

Com fim da janela partidária, Rogério Cruz muda secretários, mas ainda procura abrigo político

Compartilhar

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, realizou uma série de mudanças de secretários na sexta-feira (5), mas amanheceu nesse sábado (6) sem confirmar para qual partido vai se quiser disputar a reeleição esse ano. O prazo da chamada janela partidária termina nesse sábado.

Para disputar, ele tem que estar filiado. Mas Cruz foi preterido pela sua legenda, o Republicanos, de onde anunciou desfiliação. O partido optou pelo projeto do governador Ronaldo Caiado (UB) e este indicou o empresário Sandro Mabel que, na semana decisiva, se desfiliou da mesma legenda para acompanhar Caiado.

Publicidade

Na sexta, a Prefeitura nomeou novos secretários para seis pastas da administração. O arranjo resolveu situações de desincompatibilização de titulares que pretendem disputar as eleições deste ano. Mas também mudanças realizadas pelo prefeito Rogério Cruz em outras estruturas da administração. Além disso, houve três nomeações para cargos vagos.

Publicidade

Confira as mudanças abaixo!

Publicidade

Secretários que saem e que entram:

  • Geverson Abel* (Desenvolvimento e Economia Criativa), substituído por Thales Queiroz, atual chefe de Gabinete da pasta, bacharel em Administração em Turismo com MBA em Negociações Econômicas Internacionais
  • Valdery Junior* (Administração), substituído pela administradora Rafaella Canedo, atual secretária-executiva da pasta
  • Zander Fábio* (Cultura), substituído por Eduardo de Souza, diretor artístico, produtor e conselheiro de cultura
  • Maria Yvelônia (Desenvolvimento Humano e Social), substituída por Luanna Shirley Sousa, ex- secretária executiva da pasta, psicóloga com pós-graduação em administração pública, psicologia do trânsito e psicoterapia da constelação familiar
  • Célio Campos (Comunicação), substituído pelo publicitário Fábio Simonetti
  • Marcelo Marques Teixeira  (Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia – IMAS), substituído pela executiva em Secretariado Executivo  Gardene Moreira, que passou por quatro ministérios do governo federal

* Geverson, Valdery e Zander, saíram porque pretendem disputar as eleições para vereador  em Goiânia, e Maria Yvelônia a prefeitura de Valparaíso.

Mais nomeações

Também foram nomeados o advogado Nadim Neme para presidir a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) substituindo Luan Alves que saiu para se candidatar logo após operação da Polícia Civil que atingiu o órgão.

Publicidade

A administradora Eliene Tolentino,  para ser a liquidante da Companhia Municipal de Processamento de Dados (Comdata)

E o bacharel em direito Ângelo Rocelo Galon para comandar o Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE) da Prefeitura.

Prefeito pediu reforço no ritmo de trabalho aos novatos

De acordo com a Secom o prefeito Rogério Cruz se reuniu na tarde de sexta com os novos titulares no gabinete, orientando que se inteirem rapidamente dos projetos em execução. Também pediu que “reforcem o ritmo de trabalho e avancem com as responsabilidades das respectivas pastas”.

Com os novos auxiliares, a Prefeitura de Goiânia amplia a participação de mulheres no primeiro escalão da administração. Outras pastas importantes já são comandadas por mulheres. Exemplo está na Secretaria de Políticas para as Mulheres, liderada por Katia Hyodo. Também Cida Garcez na Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas. Na mesma linha, a Casa Civil é comandada pela advogada Rayssa Melo, a primeira mulher a chefiar o órgão.

Publicidade
Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.