07 de agosto de 2024
ELEIÇÕES 2022 • atualizado em 04/07/2022 às 14:51

Para fortalecer educação em Goiás, Weslei Garcia lança pré-candidatura com mandato coletivo

Coletivo criado entre professores, professoras e estudantes para discutir a educação mira uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás
Weslei Garcia destacou que está liderando o grupo, mas, isso não significa que as decisões serão tomadas de forma unilateral. (Foto: Thais Dutra)
Weslei Garcia destacou que está liderando o grupo, mas, isso não significa que as decisões serão tomadas de forma unilateral. (Foto: Thais Dutra)

Nesta quinta-feira (07/07), às 19h, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) lançará o Coletivo em prol da Educação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O ato também marcará o lançamento da pré-candidatura do coletivo com o objetivo de disputar uma vaga na Alego nas eleições deste ano. 

Ao Diário de Goiás, Weslei Garcia, de Valparaíso de Goiás, professor e ex-candidato a governador pelo PSOL em 2014 e 2018, detalhou que o coletivo foi criado entre professores, professoras e estudantes para discutir a educação. “[É] Um coletivo pela educação no Estado de Goiás para debater os problemas de educação, tanto na rede municipal quanto na rede estadual e no ensino superior”, afirma. 

Garcia destacou que está liderando o grupo, mas, isso não significa que as decisões serão tomadas de forma unilateral. “Muito pelo contrário. Meu nome encabeça o grupo, até porque o TRE [Tribunal Regional Eleitoral] exige o nome de uma única pessoa no registro, mas trata-se de um coletivo da educação, isto é, um coletivo que se propõe a levar para a Alego realmente o debate da educação aqui em Goiás. Destaco que os nomes do Professor Marcelo Moreira e da Professora Magda Borges, são igualmente muito importantes para esse mandato coletivo”, ressalta.

O professor também chama a atenção para os temas debatidos. “Não quer dizer que discutiremos somente educação. Todos os pontos pertinentes à luta dos trabalhadores serão discutidos e representados, pautados, claro, a partir da educação, porque acreditamos que com educação a gente transforma a sociedade”, pontua. 

LEIA TAMBÉM: Saiba mais sobre quem era o único filho homem de Ronaldo Caiado (diariodegoias.com.br)

Além disso, também traz à luz outros questionamentos a serem levantados. “Como está a educação na rede pública municipal? o piso salarial está sendo pago? temos gestão democrática nas escolas? Tudo isso será discutido a partir de Goiânia, mas, o objetivo é falar de todos os demais municípios, percebendo também como estão os aspectos de valorização do profissional da educação, e se as escolas públicas estão tendo uma estruturação mínima para o seu bom funcionamento, por exemplo”, pondera.

Funcionamento

À reportagem, Garcia também detalhou melhor sobre o funcionamento do mandato coletivo. “Nós vamos concorrer a partir desse lançamento. Vale explicar que, por o TRE não reconhecer esse tipo de candidatura, todos nós vamos poder dividir a bancada, que não será uma bancada propriamente. Ou seja, apenas um de nós vai falar, mas o fará em nome do mandato, uma vez que tanto as decisões, as falas, defesas e atribuições de um parlamentar na Alego serão discutidos coletivamente a partir dos princípios da pauta educacional”, destaca.

Expectativa

Para Garcia, a expectativa com o lançamento do Coletivo é a melhor possível. “É algo muito novo, é um jeito diferente de fazer política. Quando decidimos por não sermos mais candidatos majoritários ao Governo do estado e escolhemos a nossa companheira Cíntia Dias para cumprir essa tarefa, entendemos nesse coletivo que podíamos trazer algo novo para a discussão do estado de Goiás, que tem funcionado em outros lugares do Brasil”, destaca.

LEIA TAMBÉM: Pré-candidato, Zacharias Calil defende criação de bancada de médicos

O professor exemplifica que o partido tem tido sucesso nos mandatos coletivos. “Acreditamos que, por meio das pessoas que estão bem espalhadas no Estado, a expectativa é levar esse debate pro estado, aproveitar o período eleitoral e o crescimento que a Cintia vai ter  nessas eleições, com uma candidatura progressista, e assim, quem sabe, desta vez, o PSOL consiga eleger uma vaga na Alego”, pontua. 

Confira a seguir os integrantes do Coletivo que será lançado nesta quinta-feira (07/07):

  • Weslei Garcia – professor e ex-candidato a governador pelo PSOL (2014 e 2018);
  • Magda Borges –  professora da rede municipal de Goiânia e foi candidata a Senadora pelo PCB em 2018;
  • Marcelo Moreira – professor da UEG e foi candidato a reitor e a vereador em 2018;
  • Ronaldo –  estudante da UEG e mora em Formosa
  • Apoena – poeta, estudante da UEG e morador de Vianópolis;
  • Marta – estudante de Artes e moradora de Águas Lindas;
  • Helen Saraiva – professora e moradora de Valparaíso;
  • Marcilon Duarte – presidente do SINDSEPEM/VAL;
  • Nildinha – professora da rede municipal de Goiânia;

Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado / Política

Comentários