Durante a chegada de mais 160 mil doses de vacina contra a Covid-19 ao Estado de Goiás, nesta quinta-feira (29), a superintendente de Vigilância Sanitária, Flúvia Amorim, afirmou que já é possível ver resultado da vacinação, com a diminuição no número de internações e óbitos de pacientes com mais de 80 anos de idade. Ela acredita, que se os devidos cuidados forem mantidos, o mês de maio também será de estabilidade com relação à pandemia em Goiás.

Questionada pela reportagem do Diário de Goiás, ela afirmou que a tendência é de permanência na redução de casos. “Se a gente seguir a mesma dinâmica da primeira onda, a tendência agora é a gente ter realmente uma diminuição de casos, de internações e, por último, a gente vê a diminuição de óbitos. Então a gente espera que essa diminuição aconteça”, ponderou. 

Publicidade

No entanto, a superintendente destaca que mesmo com a queda, em geral, no número de contaminações pelo vírus, é necessário um constante cuidado, para que não haja nova alta da Covid-19 no Estado. “A manutenção desta redução depende muito do comportamento das pessoas. Se as pessoas entenderem que a pandemia acabou, a gente pode ter um repique e é isso o que nos preocupa. Ou seja, um novo aumento de casos”, disse. 

Publicidade

“Então para que isso não aconteça, as pessoas precisam entender que a pandemia não acabou e mesmo com as atividades econômicas e não econômicas funcionando, os protocolos precisam ser seguidos. Usar máscara, manter o distanciamento, evitar aglomeração e higienizar as mãos, isso precisa ser mantido”, ressaltou.

Publicidade