Com 100%% das urnas apuradas, Maguito Vilela será o novo prefeito de Goiânia. O emedebista, que está sedado desde o domingo em que o primeiro turno das eleições, e provavelmente, não sabe sequer que está no segundo turno tem 52,60% dos votos válidos. Vanderlan Cardoso, do PSD, tem 47,49 do eleitorado na capital goianiense. O cenário foi registrado as 18h20 deste domingo (29/11).
O fato curioso das eleições está naqueles que não foram votar. 356.949 do eleitorado em Goiânia não foram as urnas definir seus representantes. Maguito Vilela, eleito, recebeu 277.497 votos confiantes. Vanderlan Cardoso, 250.056 votos. Somado, os brancos e nulos, 26.193 e 60.546, respectivamente.
A tendência é que Vanderlan Cardoso e Wilder Morais (PSC) façam o discurso de reconhecimento de derrota às 20h deste domingo, no Comitê Central da Campanha, no centro da cidade. A campanha emedebista projeta uma coletiva com a imprensa para falar sobre a vitória às 19h30 em um Hotel.
O ex-governador de Goiás, Maguito Vilela volta ao comando administrativo de uma cidade após gerir Aparecida de Goiânia. Na cidade vizinha, ele foi prefeito por dois mandatos e pavimentou caminho para Gustavo Mendanha.
Internado desde o dia 22 de outubro em tratamento ao novo coronavírus, Maguito Vilela participou de apenas um debate em toda a campanha. Após contrair a covid-19, a coordenação emedebista teve de se virar. Agenor Mariano, acabou trabalhando o mote de “muitos maguitos” por toda a cidade e capitaneou Daniel Vilela e Rogério Cruz a conduzirem à campanha e representarem o candidato.
O caminho para a virada
Quando a primeira pesquisa de intenção de voto do primeiro turno da eleição foi publicada no dia 26 de setembro pela Serpes no Jornal O Popular, Vanderlan aparecia disparadamente na frente.
O senador da República tinha 22,3% das intenções de voto. Maguito aparecia apenas na terceira posição, empatado tecnicamente com Adriana Accorsi (PT). Ele tinha 13% e a deputada estadual 13,3%.
Nas outras três rodadas o que se viu foi a liderança de Vanderlan e pouco-a-pouco a ascensão de Vilela. Accorsi que antes aparecia na segunda posição estacionou nos seus 13%. Com o teto eleitoral da petista, a delegada viu Maguito e Vanderlan dispararem na frente rumando o segundo turno.
O cenário com Vanderlan à frente durou até a última pesquisa antes do primeiro turno. No dia 14 de novembro, um dia antes das eleições, a quinta e última rodada antes das eleições serem realizadas, apontou a virada de Maguito Vilela frente ao senador da República. Ele tinha 27% das intenções de voto contra 23,3% do candidato do PSD, Vanderlan Cardoso.
Todas as pesquisas ao longo do segundo turno, apontavam para a vitória do candidato emedebista, consolidada neste domingo (29).
Novo boletim
O candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB, Maguito Vilela, segue com quadro clínico estável e com suporte da ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) e diálise, mantendo parâmetros satisfatórios de oxigenação e estabilidade hemodinâmica.