A reportagem do Jornal Diário de Goiás (DG) contou 130 lâmpadas apagadas entre a praça do chafariz e o final da avenida T-63, no Parque Anhanguera, apenas na ciclovia. Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), informou que a manutenção das luminárias é feita preventiva e corretivamente, de forma periódica e em resposta a solicitações de contribuintes.
“A manutenção é feita tanto de forma preventiva, quanto corretiva. São manutenções periódicas por região e em resposta às solicitações dos contribuintes que nos acionam através dos canais disponíveis: telefone ou pelo aplicativo Prefeitura 24h”, explica a Secretaria.
De acordo com a Seinfra, não falta mão de obra ou material para atendimento das demandas e que a Prefeitura de Goiânia, por meio da Seinfra, promove a eficientização da iluminação pública da capital desde o ano passado. “Dos 180 mil pontos luminosos de Goiânia, mais de 33 mil pontos já contam com lâmpadas de LED, garantindo uma economia aos cofres públicos em torno de 40% e mais segurança para a população”, disseram, garantindo que até o final de 2024, todos os pontos devem ser em LED.
Segundo o secretário da Seinfra, Denes Pereira, a secretaria tem trabalhado nas grandes vias de circulação, trabalhando na eficientização da BR-153 e que o levantamento também tem sido feito para a T-63. A promessa é que nos próximos dias já haja uma resposta sobre a manutenção dessas lâmpadas.
“Nós estamos falando de material elétrico, que pode acontecer esses problemas. Nós temos feito manutenção em mais de 33 mil pontos na cidade de Goiânia. A cidade tem pouco mais de 180 mil pontos e, em mais de 33 mil, já foi feita essa troca por iluminação de LED”, afirmou.
Ao ser questionado novamente sobre o prazo do conserto das lâmpadas apagadas, o secretário afirmou que ainda não há uma previsão, mas que a Seinfra está “fazendo levantamento para resolver o problema”.
Iluminação na ciclovia
Conforme informado pela Seinfra para a reportagem, a T-63 é contemplada com iluminação bilateral de LED, apresentando níveis de iluminação adequados para pista de rolamento e para a ciclovia, mas que estas não são impactantes do ponto de vista luminotécnico.
“A avenida T-63 é contemplada com iluminação bilateral de LED e apresenta níveis de iluminação adequados tanto para pista de rolamento quanto para a ciclovia. As luminárias existentes ao longo da ciclovia não são impactantes do ponto de vista luminotécnico. Em sua eventual ausência, não trará prejuízo para a iluminação da via como um todo, ainda assim, está prevista a substituição dessas lâmpadas por luminárias LED”, disseram.
Leia mais sobre: ciclovias / Iluminação / Seinfra / Cidades