A exposição individual de Benedito Ferreira ‘Rabo de Cometa’, será inaugurada na próxima quinta-feira, 29 de setembro, na Vila Cultural Cora Coralina, às 18h30. Com entrada gratuita, a mostra segue até o dia 16 de novembro e reúne trabalhos produzidos pelo artista, desde 2013.
O nome da exposição foi inspirado na notícia sobre um meteoro que cruzou o céu de Goiás, no mês de maio e conta com as investigações artísticas de Benedito Ferreira, centradas na imagem como escrita, na poética dos arquivos, o que origina montagens e apagamentos dos limites entre “documento” e “ficção”.
Com a curadoria de Lucas Albuquerque, o acervo reunido lida com o ato de colecionar fotografias, papéis antigos e vídeos de viagens. A mostra ‘Rabo de Cometa’ dialoga com diversos meios, como o cinema, o vídeo e a instalação.
“Interessado na investigação de uma ‘coletividade anônima’ que determinados registros são capazes de oferecer, a produção de Benedito Ferreira está intimamente atrelada ao gosto pelo assombramento de uma certa banalidade, no sentido menos pejorativo possível. Refletindo sobre a recorrência da ação de filmar os céus, o artista coletou diversos vídeos que circulam na internet nos quais pessoas discorrem acerca daquilo que veem acima de suas cabeças”, detalha o curador.
Leia também: Mostra ‘Ruídos Urbanos’ será inaugurada na Vila Cultural Cora Coralina
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]