23 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 24/03/2014 às 23:34

Curiosidades sobre o relatório da pesquisa Serpes para governador e senador

A pesquisa realizada pelo Serpes e divulgada pelo jornal O Popular foi feita com a escolha de regiões diferente do que a pesquisa Grupom. A metodologia do Serpes inclui Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade, Hidrolândia, Senador Canedo, Brazabrantes, Inhumas, Itauçu e Jaraguá na denominada região “centro”.

A metodologia do Serpes separa a região metropolitana de Goiânia e a região centro, que inclui Anápolis e cidades da região. Esta opção leva em consideração as regiões definidas pelo Instituto Mauro Borges.

O relatório cita a região nordeste de Goiás (pág. 2), mas as cidades não correspondem à região. Por exemplo, Anicuns. No relatório com as informações com a opinião por região não exibe a região nordeste do Estado de Goiás.

Os dados publicados no domingo, 23, não apresentam números por região para todos os candidatos.

Abaixo, de forma completa, o leitor pode ter acesso ao conteúdo integral. Por exemplo, o leitor poderá ver que no primeiro cenário ( Tabela 2.1) Júnior do Friboi (PMDB) lidera entre o público de nível superior com 24,7%.

Nas tabelas 6.1 e 6.2, o leitor poderá analisar a estratificação da rejeição e entender qual o índice de cada candidato. A mesma análise poderá ser feita por região. Há regiões que rejeitam mais um candidato do que outro.

Senador

Na tabela 7.1, o leitor verá que a senadora Lúcia Vânia (PSDB) recebeu duas votações na espontânea: 0,4% e 0,2%. Ou seja, deveria ser 0,6% e com este índice ela pularia para a sexta posição entre os candidatos e não na nona e décima posições. Certamente, ela não gostou do que leu.

O relatório espontâneo para senador, feito pelo Serpes, mostra citação a um nome estranho: Cachoeira (Carlos Cachoeira, empresário), com 0,1% das citações. Ele empata com nomes conhecidos da política: Roberto Balestra; Vilmar Rocha; Sandes Júnior; Marcelo Melo.

Os eleitores que responderam que votariam em Cachoeira estão todos na capital, segundo o Serpes. Vilmar Rocha só foi citado na região sul de Goiás.

Na tabela 8.1, a pesquisa mostra a disputa ao senado com a estimulação de nomes para o eleitor se manifestar. Curiosamente, o deputado Ronaldo Caiado (DEM) lidera entre os eleitores com curso superior (18,5%).

Depois destas observações, recomendo a você leitor: veja o relatório completo da pesquisa Serpes.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .