As cidades de Pilar de Goiás e Corumbá de Goiás vão receber as tradicionais Cavalhadas entre os dias 9 e 11 de setembro. Em Pilar de Goiás, os festejos acontecem no no Estádio Municipal Homero Macedo Gomes. Já em Corumbá de Goiás, a festa será no Campo das Cavalhadas Rei Hastimphilo.
Com 127 anos de história, as Cavalhadas de Pilar de Goiás fazem parte da Festa da Padroeira Nossa Senhora do Pilar e a programação terá início às 5h, com a missa da Igreja Matriz. Logo após, os cavaleiros percorrem as principais ruas do município ao som da Banda Imperial e do repique dos sinos. A festa ainda conta com a Corrida do Encamisado, desfile da princesa Floripa e batalha entre mouros e cristãos.
Em Corumbá de Goiás, as festividades acontecem durante a festa de Nossa Senhora da Penha com apresentações ao som da Banda 13 de Maio. Um dos destaques das Cavalhadas da cidade é a participação de mulheres no grupo dos mascarados.
Em 2022, o Circuito das Cavalhadas reúne 12 municípios: Corumbá, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, São Francisco, Crixás, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha, Hidrolina, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, e cidade de Goiás.
Mouros e cristãos
As Cavalhadas são a representação das batalhas entre mouros e cristãos na Península Ibérica ocorridas entre os séculos IX e XV. Dois exércitos, com 12 cavaleiros de cada lado, encenam uma luta coreografada e cheia de ornamentos. Na festa, também há a presença dos Mascarados, que são personagens que representam o povo e saem às ruas a pé ou a cavalo, promovendo algazarras. As batalhas duram de dois a três dias e, ao final, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo.
Programação:
9 e 10 de setembro: Pilar de Goiás
9 e 11 de setembro: Corumbá de Goiás
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]