O governo federal promete estrear o novo modelo de concessão ferroviária ainda neste semestre no trecho da Ferrovia Norte-Sul que liga Palmas (TO) à cidade de Anápolis (GO).
O chamado modelo “open access”, no qual diversas companhias podem usufruir de um mesmo trecho de ferrovia para transportar as suas cargas, deve ser testado
O trecho, com 855 quilômetros de extensão, está em fase de conclusão pela Valec e tem previsão de entrega para o fim de março. Apesar da promessa, nem tudo estará pronto daqui a dois meses.
Em março, promete a empresa, o pátio logístico previsto para o município de Gurupi estará pronto, mas o pátio de Anápolis só entrará em operação a partir de junho.
O novo modelo de exploração da ferrovia pretende quebrar o monopólio que vigora nos contratos atuais do setor, onde apenas uma empresa atua e controla a entrada de outros interessados, conforme seu próprio interesse.
As novas regras estão previstas para serem aplicadas no pacote de concessões de ferrovias já anunciado pelo governo.
O traçado entre Palmas e Anápolis tinha previsão inicial de entrega em julho de 2012. No entanto, irregularidades, travaram o empreendimento.
Hoje, a Norte-Sul já tem um trecho em operação concedido à mineradora Vale, que opera a ferrovia – em regime de monopólio – entre Palmas e Açailândia, na Maranhão.