14 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 12/02/2020 às 23:44

Júnior é imprenscindível ao PMDB

O empresário peemedebista José Batista Júnior (Júnior Friboi) reapareceu com declarações polêmicas sobre a eleição de 2014 na qual ele ficou de fora. A impressão que ele passa é de que não pretende sair do PMDB, apesar do processo de cassação instalado no diretório municipal de Goiânia. Por outro lado, a realidade do partido hoje aponta que Friboi é tão necessário ao PMDB como as lideranças de Maguito Vilela e Iris Rezende. Expulsá-lo é um erro.

Júnior agrada muito à ala que busca renovação no PMDB quando faz críticas ao controle que Iris Rezende tem do partido. Ele, em entrevista concedida à Rádio 730 e publicada na íntegra no Diário de Goiás, assimilou o discurso da “nova política” e passou a defender que políticos têm que “falar a verdade”. A crítica foi direta a Iris e referia-se ao processo pré-eleitoral do PMDB, em 2014.

LEIA MAIS: As novas ambições(e uma revelação) de Júnior Friboi na política

Nos bastidores dessa entrevista, Júnior declarou que pretende contar a história do que aconteceu entre ele e Iris Rezende, em 2014. Chegou a afirmar que é bom que Iris seja um conselheiro do partido, mas só aceitaria o que fosse bom e o resto jogaria no lixo, claro, se fosse dirigente do PMDB. Júnior insinua, assim, que “ser conselheiro” para Iris é fazer o controle do partido. Outra crítica que não agradou aos iristas.

Hoje, José Batista Júnior, alcançou um outro patamar. É liderança do PMDB e tem vários seguidores a defender o que ele pensa sobre renovação e redefinição dos rumos do partido. Está mais do que claro que o que ele mais oferece é a “estrutura” e o “apoio” que muitos esperam para as disputas eleitorais. Vários candidatos a prefeito do PMDB contam com Júnior Friboi para estruturar suas campanhas pelo interior. Com Iris, não conseguirão a mesma coisa.

Se o PMDB quer chegar ao governo, novamente, precisa cumprir uma agenda política muito mais aliada ao que diz Júnior Friboi, e Maguito Vilela, do que o grupo de Iris? A disputa dos três grupos hoje pode ser positiva para o partido. Qual agremiação não gostaria de ter lideranças como essas? Expulsar Júnior Friboi é atitude insana. Maguito Vilela tem razão: Partido não cresce com expulsões. No caso, uma expulsão que tem o que o partido precisa para crescer na conquista do poder pelos municípios e essa é a base para a vitória estadual. Quem diria, Friboi é necessário ao PMDB. 

LEIA TAMBÉM:

 

 

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .