09 de janeiro de 2025
Publicado em

Governadores pedem socorro a Bolsonaro na compra medicamentos para Covid-19

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal (foto divulgação)
Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal (foto divulgação)

O ofício encaminhado pelo Fórum de Governadores do Brasil é um apelo para que o Ministério da Saúde faça a compra emergencial de medicamentos para o “kit de intubação”. Assinado por Ibaneis Rocha, coordenador do grupo que envolve os Estados, o documento fala de dificuldades enfrentadas para a compra dos medicamentos, em larga escala. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), também assinou o pedido. (veja a íntegra, aquí).

Pela lógica, os governadores pedem socorro ao Governo Federal porque vislumbrar a falta da medicação e o fato pode gerar um colapso na rede de saúde pública. Enquanto isso, vários governadores são investigados por mal uso de recursos federais para aquisição de respiradores e outros equipamentos.

“Ao cumprimentá-lo cordialmente, tenho a honra de dirigir-me a V.Exa. a fim de ressaltar a dificuldade enfrentada pelos Estados e pelo Distrito Federal para adquirir diretamente os medicamentos integrantes do chamado “kit de intubação”, utilizados em larga escala nas Unidades de Terapia Intensiva – UTIs dos hospitais públicos no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus”, informa o documento.

E os governadores complementaram: “Considerando a importância do provimento tempestivo dos referidos fármacos para garantir a capacidade de ação das redes estaduais e distrital de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19, solicito os préstimos desse Ministério no sentido de coordenar a obtenção emergencial e distribuição dos medicamentos constantes do documento anexo (elaborado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS e pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS), mediante compra centralizada no mercado nacional ou aquisição, por intermédio da Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS, no mercado internacional”.

LEIA TAMBÉM:

Goiânia chega a quase 6 mil casos do novo coronavírus(Abre numa nova aba do navegador)

Bolsonaro sanciona socorro a estados e municípios com veto a reajuste de servidores(Abre numa nova aba do navegador)

De acordo com Comitê, Covid-19 chega a quase oito mil casos em indígenas e atinge um terço das etnias(Abre numa nova aba do navegador)

LEIA MAIS SOBRE:

Alego Alexandre de Moraes Aparecida de Goiânia Atlético Clube Goianiense Atlético Goianiense Campeonato Brasileiro Campeonato Goiano Concurso Público Coronavírus em Goiás Covid no Brasil Câmara Municipal de Goiânia Daniel Vilela edicase Eleições 2022 Eleições 2024 Eleições Municipais 2024 Goiás Goiás Esporte Clube Goiânia Governo de Goiás Governo Federal Gustavo Mendanha Iris Rezende Jair Bolsonaro Maguito Vilela Marconi Perillo Ministério da Saúde Palmeiras Polícia Civil de Goiás Prefeitura de Aparecida de Goiânia Prefeitura de Goiânia Prefeitura de Goiânia PSDB Ronaldo Caiado Sandro Mabel Saúde Seleção Brasileira Senador Canedo Transporte Coletivo Trindade Vacinacao Covid 19 Vacina Covid-19 Vanderlan Cardoso Vila Nova Futebol Clube Vilmar Mariano

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .