No último dia 25 de junho, o Brasil comemorou o Dia do imigrante e para celebrar a data, a Enel Distribuição Goiás divulgou os resultados de um ano do Projeto Acolher, que contribui para a integração de imigrantes e refugiados no estado de Goiás.
Ao longo de suas atividades, o Projeto Acolher realizou 17 contratações e beneficiou mais de 270 pessoas.
Em uma pesquisa feita com o publico acolhido, a Enel Distribuição Goiás constatou que 55% dessas pessoas são venezuelanas, 28% haitianos e 17% vieram do Senegal, Guiné-Bissau e Argentina. Além disso, foi apurado que cerca de 31% dos imigrantes não contavam com nenhum tipo de renda e a faixa etária e de cerca de 37 anos.
A pesquisa possibilitou o encaminhamento dessas pessoas para cursos de língua portuguesa e profissionalizantes, além de vagas de trabalho.
O projeto também identifica outros tipos de necessidades como orientação e auxílio na confecção de currículos profissionais, regularização ou solicitação de documentos pessoais na Polícia Federal, orientações sobre atendimentos públicos no estado e cadastramento ou atualização do NIS (Número de identificação social) e Auxílio Brasil.
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]