O Mestre Zezé de Arruda terá uma parte de sua trajetória contada em uma produção audiovisual, que será exibida na próxima terça-feira (24), às 20 horas, no canal do YouTube “Congo Vilaboense da Cidade de Goiás”.
Com 68 anos atuando nas congadas da cidade de Goiás, Zezé ocupa o posto de Rei da Congada no Terno do Congo Vilaboense, com a missão de manter viva a cultura popular brasileira no município.
Viabilizado pela Lei Aldir Blanc 2021, por meio do Edital de Mestres e Mestras da Cultura Popular, e com produção executiva assinada pela Cereja do Cerrado Produções, o projeto pretende demonstrar como as referências dos Mestres do Congo são importantes para a preservação da cultura popular e continuidade do processo histórico e cultural de uma região.
A congada é uma expressão artística que mostra a relação étnica, religiosa e cultural de um povo que vive sua fé e tradições, por meio de encenação, ritmos de percussão, viola e violão e cantorias com letras que retratam a fé do povo em santos e santas. Na cidade de Goiás, a congada está presente nos eventos de maior relevância religiosa e social, como um marco da cultura e da religiosidade da cidade. São eles: o louvor à Nossa Senhora do Rosário, que acontece no mês de outubro; a festa da padroeira da cidade de Goiás, Nossa Senhora de Santana, que acontece no mês de julho; e o louvor ao Divino Espírito Santo, no mês de maio.
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]