A cobrança da taxa de lixo está mantida para ocorrer a partir de Abril de 2025 e é um dos projetos do prefeito Sandro Mabel para equilibrar as contas da prefeitura de Goiânia. O secretário de Finanças, Valdivino Oliveira, afirmou nesta quinta-feira (6) que a forma de implementação está sendo tratada por um grupo de trabalho e finalizada para ser incorporada à conta da Saneago. O secretário afirmou que haverá tempo de ocorrer dentro do prazo de três meses exigido para iniciar a cobrança do novo imposto (noventena).
“Não há mudança na data. Em 1º de abril cumprimos a noventena e podemos ter o primeiro lançamento”, garantiu ele em entrevista ao jornalista Altair Tavares, editor-geral do Diário de Goiás nesta quinta.
O secretário disse que houve avanços na organização, permitindo prever essa dada. “Já fizemos o termo de cooperação entre a Saneago e a Prefeitura e esperamos até 20 de março ter a cobrança desenhada, lançada e relacionada com a Saneago”, afirmou.
Prefeito receou ter de adiar cobrança da Taxa do Lixo
No dia 24 de fevereiro o prefeito Sandro Mabel (UB) disse que talvez houvesse um adiamento na programação da cobrança da taxa, segundo informou o jornal O Popular. O motivo seria justamente a integração dos sistemas que agora Oliveira disse estar sendo superada.
A cobrança da taxa, cujo projeto original era da gestão de Rogério Cruz (Solidariedade), foi aprovada pela Câmara Municipal em dezembro, quase no fim do período legislativo de 2024.

