A disputa pelo cargo de presidente da República entra na reta final do primeiro turno e as pesquisa começam a ser divulgadas, neste domingo, 30, um levantamento da da CNT/MDA aponta empate técnico entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando haddad (PT).
Os números mostram Bolsonaro com 28,2% e Haddad com 25,2%, como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos os candidatos acabam em um dos cenários estando empatados. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT) com 9,4%, e Geraldo Alckmin (PSDB) com 7,3%. É importante observar que Jair Bolsonaro e Fernando Haddad são os candidatos cujos eleitores se declaram como os mais decididos a confirmar o voto neles – acima de 80% para ambos
Em hipótese de segundo turno, Fernando Haddad venceria Jair Bolsonaro, caso a eleição fosse hoje, por 42,7% a 37,3%. Jair Bolsonaro perderia de Ciro Gomes e venceria Geraldo Alckmin. Fernando Haddad, por sua vez, aparece empatado tecnicamente com Ciro Gomes, e ambos venceriam Geraldo Alckmin em um eventual segundo turno.
Cenário 1
Cenário 2
Cenário 3
Cenário 4
Cenário 5
Em relação à rejeição aos candidatos, Ciro Gomes, Fernando Haddad e Geraldo Alckmin ficaram estáveis. Já o candidato Jair Bolsonaro registrou aumento nesse índice.
A CNT/MDA fez as contas dos votos em votos válidos já desconsiderando.
Dados da Pesquisa
2.002 entrevistas estratificadas de forma proporcional ao tamanho, por cinco regiões e 25 unidades da federação, com sorteio aleatório de 137 municípios com probabilidade de seleção proporcional ao tamanho (PPT) considerando cotas em função do porte do município. – Margem de erro: 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança. Foi realizada entre os dias 27 e 28 de setembro de 2018 com oRegistro no TSE: BR-03303/2018