21 de dezembro de 2024
Publicado em • atualizado em 26/12/2016 às 21:55

Clécio desiste da disputa a Mesa Diretora da Câmara, após acordo entre vereadores do PMDB

Os três vereadores do PMDB para a próxima legislatura: Andrey Azeredo, Clécio Alves e Welington Peixoto estiveram reunidos por mais de uma hora na tarde desta segunda-feira (26), no escritório político do prefeito eleito de Goiânia, Iris Rezende. O resultado do encontro foi um acordo entre os três parlamentares de buscarem o consenso. Clécio Alves desistiu da disputa e informou que apoiará Andrey Azeredo.

Welington e Andrey voltarão a conversar e até a próxima quarta-feira deverão chegar a um consenso. Um dos dois deve recuar na disputa. Logo após a definição, a ideia é buscar o apoio de Iris Rezende para a eleição da Mesa Diretora da Câmara, que ocorre no próximo domingo (1).

A reunião durou cerca de uma hora. Chegaram ao escritório de Iris Rezende, na Avenida T-9, no Setor Marista, por volta de 16:15 horas. Iris não estava lá. Segundo funcionários do escritório, ele estava na casa da filha Ana Paula participando de reunião para definição de parte do secretariado que deve ter divulgação possivelmente na quinta-feira (29) e não mais nesta terça (27), como estava previsto.

O primeiro dos vereadores do PMDB a marcar presença no escritório de Iris foi Welington. Já esperava por ele, Zander Fábio (PEN) e Rogério Cruz (PRB). Os três e outros quatro parlamentares compõem um grupo na Câmara. Logo em seguida, Welington Peixoto foi procurado pela vereadora Dra Cristina (PSDB). Ao Diário de Goiás, ela disse que foi chamada por ele para conversar sobre a eleição da Mesa Diretora. O peemedebista argumentou que com a “Tucana” foram tratados assuntos relativos a projetos da Câmara.

O acordo

Na saída da reunião, o vereador Clécio Alves explicou ao Diário de Goiás que a intenção é que ocorra um consenso e por isso abriu mão para manifestar apoio a Andrey Azeredo, mas respeitando Welington Peixoto. Ele espera que o consenso seja confirmado. Questionado sobre a possível decisão de renunciar ao mandato de vereador para assumir vaga de deputado na Assembleia Legislativa, Clécio Alves destacou que ainda não definiu o futuro.

O ex-presidente da Câmara é o 2º suplente do PMDB e terá direito de substituir o deputado estadual Ernesto Roller que foi eleito prefeito de Formosa.

“Nós vereadores do PDMB temos que pensar no futuro da cidade, do futuro do partido, Nós precisávamos tirar um nome para a disputa. O primeiro a retirar o nome sou eu, Clécio Alves, dando apoio à candidatura de Andrey Azeredo, respeitando o vereador Welington Peixoto que é meu amigo, meu companheiro. Só estou focado na eleição da Mesa Diretora da Câmara. Estou buscando construir um resultado para o partido, depois disso poderei pensar, ainda não cogitei a possibilidade de não ser vereador e ser deputado”, explicou.

Andrey Azeredo disse que recebe com felicidade o apoio do vereador Clécio. “O gesto dele é grandioso que demonstra maturidade dele e do PMDB para buscar um consenso. Vou conversar com mais intensidade com os outros vereadores”, destacou. Andrey disse que o assunto tem sido tratado com o prefeito eleito Iris Rezende.

Welington Peixoto disse que o PMDB e a base de Iris não pode se dar ao luxo de entregar a presidência para a oposição. “Ele (Clécio) declarou apoio ao Andrey, não é nada pessoal, já vínhamos conversando. O ruim é o PMDB chegar separado. Creio que teremos um candidato e vamos buscar o apoio de Iris Rezende”, afirmou.

Outros vereadores também estiveram no escritório político de Iris Rezende na tarde desta segunda-feira: Paulo Magalhães (PSD) e Paulinho Graus (PDT). Paulinho informou que agora faz parte de um grupo composto por 16 vereadores, ele e mais 15 novatos. Mais o que se percebe é que parlamentares que estão neste grupo, também estão em outros. O parlamentar do PDT corre por fora e também é candidato a presidente da Câmara Municipal de Goiânia.