O deputado federal José Nelto (PP) confirmou a transferência do título de eleitor para a cidade de Catalão, feita em 28 de setembro deste ano, no entanto, não associou a escolha à pretensão de candidatura. O deputado afirma que faz muito pela cidade e é citado nas pesquisas mesmo sem ter manifestado intenção na prefeitura.
Em entrevista ao Diário de Goiás, Nelto afirma que, no momento, a candidatura não faz parte de seus planos. “O meu projeto é mostrar para Catalão, para a região, que eu escolhi, de 246 municípios, Catalão para colocar o meu título de eleitor, para trabalhar dobrado. Responsabilidade dobrada, para ajudar num grande projeto na área educacional e na área da saúde”, destaca o deputado.
Por fim, o parlamentar reitera que seus projetos futuros não estão ligados à candidatura por Catalão e pontua que espera trabalhar com “um prefeito inteligente, preparado, que possa dar continuidade ao trabalho do prefeito Adib Elias”, a partir de 2025. “Eu espero que até janeiro do ano que vem, essa base, através de pesquisas qualitativas, quantitativas, possa escolher um bom candidato, porque Catalão não pode ter retrocesso”, acrescenta José Nelto.
Relação com Catalão
Mesmo com a alteração do domicílio eleitoral para Catalão, feita em setembro deste ano, José Nelto justifica que a escolha da mudança do título não foi de caso pensado. “O domicílio eleitoral, você coloca ele em qualquer cidade”, argumenta. Apesar de ter construído sua carreira política toda em Goiânia, é por Catalão que ele nutre carinho maior.
Nas últimas eleições, foi o deputado federal mais votado do município, com 9.088 votos, 18,26% dos votos totais para o cargo. Já em Goiânia, Nelto não chegou a ficar nem mesmo entre os dez mais votados. Foi reeleito com 104.504 mil votos registrados em todo o Estado de Goiás.
De acordo com José Nelto, ele é o parlamentar que mais verbas liberou para a cidade de Catalão. “Na área da Saúde, na área da Educação, na área da Infraestrutura e tenho realmente dedicado grande parte do meu mandato à cidade de Catalão. Eu visito a cidade, tem meses que eu vou duas vezes a Catalão. Eu converso também com a área da cultura, com os religiosos e com a sociedade civil organizada”, elenca o deputado.
Contribuições para a cidade
Na lista de contribuições para a cidade, José Nelto enumera também a criação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), desmembrada do Câmpus Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2018. “A UFCAT foi uma luta minha no Congresso Nacional Brasileiro, da chamada super novas universidades. Então, eu tenho uma história desde o primeiro dia do meu mandado”, pontua o parlamentar.
O deputado explica que para o desmembramento da universidade foi necessária a criação de um CNPJ, tarefa da qual foi responsável. “Como era líder do Podemos, fizemos uma reunião com seis líderes e foi confiada a mim a missão de entregar o CNPJ. E depois um ano de luta, de trabalho, de obstrução de matérias na Câmara dos Deputados, nas comissões, lutando na Casa Civil, na Secretaria do Governo, lutando também no Ministério da Educação, no Ministério da Saúde, eu consegui o CNPJ para seis super novas universidades e, logo em seguida, eu fui o relator do PLB que deu orçamento, deu vida para super novas universidades”, elabora.
Leia mais sobre: Eleições 2024 / José Nelto / Prefeitura de Catalão / Catalão / Política