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Geral
| Em 3 meses atrás

Ciclovias são desafio e estão em promessas de campanha dos candidatos em Goiânia

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Com quase 1 milhão e meio de habitantes, atualmente Goiânia conta com pouco menos de 100 quilômetros de ciclovias, a despeito das ciclovias serem ícones da mobilidade urbana. Durante a campanha para a prefeitura, todos os candidatos destacaram esse modal de transporte em seus planos de governo.

É porque as ciclovias funcionam em contraponto ao trânsito convulsionado pelo excesso de carros, oferecendo também saúde e economia. Além disso, o eleitor, claro, está ansioso por uma mobilidade melhor.

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Candidato à reeleição, o atual prefeito, Rogério Cruz (Solidariedade), lançou em abril deste ano o Plano de Mobilidade de Goiânia, também conhecido como PlanmobGyn. Entre seus principais objetivos: Reduzir o uso de veículos motorizados e incentivar o uso da bicicleta e da caminhada.

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Ciclofaixas previstas

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade, está em tramitação uma licitação que prevê a construção de mais 48 km de ciclofaixas em Goiânia. Atualmente o projeto está na Secretaria Municipal de Administração (Semad) com expectativa de publicação do certame ainda neste semestre.

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Na gestão de Rogério, foram construídos 20,46 km de ciclofaixas em áreas estratégicas da cidade. Uma das intervenções mais importantes é a conclusão do Anel Cicloviário em 2022, que liga a Avenida T-63 e a Avenida dos Alpes, duas importantes vias da cidade. O circuito possui 13 km de extensão e cruza alguns dos bairros mais populosos da cidade.

Meta é dobrar extensão atual

A candidata Adriana Accorsi (PT) afirma que pretende dobrar os atuais 98 quilômetros de ciclovias de Goiânia. “As pessoas que querem esse modal de transporte têm que ter o direito de ter suas vidas protegidas”, argumenta.

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Além disso, ela aponta que as ligações também poderão ser ampliadas. “Quero dobrar [a extensão] e não só nas áreas centrais, mas também dos bairros para o Centro, para que as pessoas possam trabalhar e estudar usando ciclismo. Quero fazer pelo menos mais 100 quilômetros em quatro anos”, planeja.

Incentivo ao meio de transporte

Já Vanderlan Cardoso (PSD) aponta diversos problemas e soluções sobre mobilidade. Quanto às ciclovias e ciclofaixas, ele lembra que Goiânia é uma cidade relativamente plana, o que favorece o uso de bicicletas. “Entretanto, temos menos 70 km de pistas em nossa capital. Portanto, é necessário ampliar a rede de ciclovias (pistas exclusivas) e ciclofaixas (partes da pista de rolamento), incentivando o ciclismo como meio de transporte.”

Expansão, integração e aplicativo

Já o candidato Matheus Ribeiro (PSDB) avalia que a falta de ciclovias seguras e bem conectadas muitas vezes limita a mobilidade urbana e compromete a segurança dos ciclistas. A ausência de uma rede de ciclovias adequada não apenas dificulta a vida de quem opta por esse meio de transporte mais sustentável, mas também contribui para o congestionamento e a poluição na cidade.

“Para resolver esses problemas, minha administração se compromete a expandir significativamente a rede de ciclovias em Goiânia, garantindo que elas sejam seguras, bem-mantidas e efetivamente integradas aos principais eixos de transporte público. Este projeto de expansão das ciclovias visa não só proporcionar opções de mobilidade mais verdes e saudáveis, mas também facilitar o acesso a regiões até então carentes dessa infraestrutura”, promete ele.

O candidato tucano ainda acrescenta que se eleito pretende implementar o Roda Fácil, um aplicativo municipal de mobilidade para suporte ao transporte multimodal permitindo aos usuários planejarem suas rotas incluindo bicicletas, facilitando a interação com outras formas de transporte público, como o BRT.

Incentivo ao uso de bicicletas

Sandro Mabel (UB) disse que pretende criar o Programa de Mobilidade Ativa, que inclui a requalificação das calçadas e a expansão da rede de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários em Goiânia. “A ideia é construir uma mobilidade mais centrada nas pessoas, promovendo uma infraestrutura segura e acessível para ciclistas e pedestres”.

Além de incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável, a proposta busca melhorar a qualidade de vida, promover a inclusão social e reduzir os impactos ambientais.

Já a assessoria do candidato Fred Rodrigues (PL) não se manifestou. Mas suas propostas já divulgadas sobre mobilidade urbana focam melhorias na infraestrutura de transporte público, incluindo ciclovias para melhorar a integração e segurança no trânsito.

A assessoria do Professor Pantaleão não foi localizada.

Compromisso no Ministério Público

Para formalizar essas propostas sobre ciclovias e outras opções, nesta terça-feira (1º) o Ministério Público de Goiás (MP-GO) e o Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás vão assinar com os candidatos um Termo de Compromisso pela Melhoria do Trânsito e da Mobilidade Urbana da capital.

O documento foi elaborado pela promotora de Justiça Alice de Almeida Freire. No total, serão propostas 12 medidas para a melhoria do trânsito e da mobilidade urbana da capital. Entre elas: desenvolver, executar, monitorar e fazer avaliação contínua do Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia. Integrar informações entre secretarias e órgãos municipais para mapeamento e fiscalização das obras em andamento e retomar a fiscalização eletrônica.

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Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.