Com as urnas abertas as 08h, horário de Lisboa e encerrando às 17h, cerca de 80 mil brasileiros votarão neste domingo (2), dia de eleição, em Portugal. O prazo para residentes legais do país regularizarem seu título para votar foi até dia 4 de maio e, agora, quem o fez, poderá votar em um dos lugares escolhidos: Lisboa, capital do país, Porto ou Faro.
A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa é o local, na capital, onde estão aptos a votar 45.273 cidadãos brasileiros; já no Instituto Superior de Engenharia do Porto, são 30.098; o Consulado Geral do Brasil em Faro tem 5.525 eleitores inscritos.
Lisboa, inclusive, passou a ser o principal centro de votação de brasileiros das 181 localidades existentes no exterior, ultrapassando as norte-americanas Miami e Boston, que antes possuíam mais eleitores brasileiros registrados.
O crescimento do número de eleitores brasileiros em Portugal em relação a 2018, foi alto. Em Lisboa houve aumento de 113%. No Porto, foi de 110% e, em Faro, que fica na região do Algarve, Sul do país, o aumento foi de 52%. Números que ajudam a mostrar o avanço da imigração para o país europeu nos últimos anos.
A preparação no país luso começou há cerca de um mês, com o oficial de segurança da embaixada do Brasil e a Polícia de Segurança Pública (PSP) se organizando para o dia. Para os locais, inclusive, a PSP preparou planos de segurança de área e patrulha, mas até ao momento, ao menos em Portugal, a comunidade brasileira tem se mantido calma no período de campanha eleitoral.
As autoridades afirmaram, ainda, que apesar do horário de encerramento ser as 17h, se ainda houver pessoas na fila, elas poderão votar.
Outro fato interessante em relação as eleições, é que nesta semana que antecede o pleito, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que o e-Título (Android, iOS), teve mais de 30 milhões de eleitores que ativaram seus documentos digitais no app, sendo Portugal o país com mais adesões, além de ter sido o quinto mais baixado do país nos últimos dias.