25 de novembro de 2024
Cidades • atualizado em 28/04/2024 às 16:33

Centro Espírita que deu origem à cidade de Palmelo completa 93 anos

Centro Espírita Luz da Verdade. Foto: Divulgação
Centro Espírita Luz da Verdade. Foto: Divulgação

Fundado em 1929, o Centro Espírita Luz da Verdade, localizado no município de Palmelo, em Goiás, completou nesta quarta-feira (9), 93 anos. Com quase um século de atuação, a unidade, que segue a linha kardecista, recebe diversas pessoas, dentre elas, personalidades famosas, de todo o Brasil e até mesmo do exterior.

A unidade deu origem à cidade de Palmelo, conhecida como a capital espírita do Brasil. “As pessoas foram mudando para Palmelo por conta do Centro Espírita. Vinham pra cá pessoas obsediadas, doentes, desenganadas por médicos, que iam sarando. Uma parte dessas pessoas permaneceram e foram formando a cidade. O Centro Espírita foi formado em 9 de fevereiro de 1929 e a cidade foi emancipada em 1953”, conta o presidente do local, Barsanulfo Zaruh, conhecido como Barsanulfo de Palmelo.

Frequentador da unidade desde a infância, o líder destaca que o Centro Espírita Luz da Verdade conta, hoje, com cerca de 350 médiuns, que realizam atividades de forma voluntária. Durante o atual período de pandemia da Covid-19, são realizadas reuniões online, com atendimentos restritos presenciais, como o trabalho de psicografia, orientações e tratamentos espirituais.

“Hoje o centro conta com escola espírita, abrigo de idosos, faz atividades de ajuda às mães gestantes e tem o trabalho online, como a web rádio e o tratamento à distância. As reuniões online chegam a ter 1.800 pessoas ao mesmo tempo”, relata.  “Temos em torno de 350 médiuns, cada um com sua atuação na área social, com doação do seu tempo a um trabalho totalmente voluntário e gratuito”, acrescenta.

Escola espírita Jerônimo Candinho. Foto: Divulgação

À frente da unidade há 12 anos, Brasanulfo de Palmelo salienta que o sucesso obtido com o trabalho realizado no Centro Espírita Luz da Verdade, só é possível através da crença. “Não significa que cura-se todos os casos. E também não somos nós que curamos. Quem cura é Deus. O que nós fazemos é uma sessão de fé. É apenas mentalizar, orar e pedir proteção e amparo espiritual”, destaca.

Em comemoração ao aniversário, o centro espírita realiza, desde o último domingo (6), a 50ª semana espírita. Até o próximo sábado (12), ocorrem atividades de celebração, voltadas à religião. Nesta sexta-feira (11), está prevista para às 19h45, uma palestra online com a temática “Os ensinamentos de Jesus: Da antiga Palestina ao Brasil”, sob o comando de Eduardo Aguiar. Já no sábado (12), o tema é voltado para  “A ressurreição de Lázaro”, com Rafael Siqueira. As atividades podem ser acompanhadas pelo canal no YouTube, disponível neste link.

A Semana Espírita de Palmelo é realizada, de acordo com o Centro Espírita Luz da Verdade, desde o ano de 1992, e tem como objetivo divulgar a Doutrina Espírita “por meio das palestras edificantes, das músicas espíritas e das relações de amizade e fraternidade”.

Escola espírita, Museu em construção e Sala de Preces do Centro Espírita Luz da Verdade, no município de Palmelo – GO. Foto: Divulgação

Leia mais sobre: Cidades