Aparecida de Goiânia

Central semafórica de Aparecida atua no controle em tempo real do trânsito; saiba como funciona

Inaugurada nesta terça-feira (26), a Central Semafórica da Secretaria de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA) contará com o sistema de sincronização com o objetivo de dar mais fluidez ao trânsito, principalmente em horários de pico, em que há maior circulação de veículos, evitando, assim, congestionamentos. O controle da chamada onda verde será feito diretamente na tela do computador.

Conforme o secretário de Mobilidade e Trânsito de Aparecida de Goiânia, Avelino Marinho, diretamente da central, os técnicos podem fazer o sincronismo. “Inclusive, eles podem ir alterando o tempo, abrindo um tempo maior para uma via, diminuindo para outra, em horário distinto, verificando se precisa de um tempo maior para uma determinada via, e assim será tudo organizado aqui na central”, afirmou.

O benefício é total, eu acho que a onda verde é bacana porque, no lugar onde há muito fluxo no período de pico, a gente pode organizar para que o trânsito flua melhor.

Vilmar Mariano
Segundo o secretário de Mobilidade e Trânsito de Aparecida de Goiânia, Avelino Marinho, diretamente da central, os técnicos podem fazer o sincronismo. (Foto: Elysia Cardoso/ Diário de Goiás).

O novo sistema também permite um monitoramento em tempo real das ruas para uma manutenção mais rápida de semáforos com defeito ou com amarelo no intermitente. Além disso, em casos de quaisquer tipos de problemas, a central recebe alertas de imediato.

Parceria com o Waze

Em parceria com a Prefeitura de Aparecida a plataforma de navegação Waze conseguirá informar aos motoristas pontos de atenção nas ruas da cidade. Além disso, os motoristas de Aparecida também serão colaboradores da cidade na solução de problemas. Assim sendo, locais que estejam totalmente ou parcialmente interditados, pontos de alagamento e outras interrupções.  

Ao reportar no Waze uma questão na pista, esse alerta será recebido pelo sistema e enviado para a secretaria encarregada de solucionar o problema. “Porque às vezes faz um buraco lá em uma rua, o prefeito não fica sabendo, o secretário não fica sabendo, mas se a gente tem uma ferramenta que dá a oportunidade da comunidade, nos dá esse feedback, de imediato a resposta do serviço público vai chegar lá”, afirmou Marinho.

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024