07 de agosto de 2024
Novidade • atualizado em 17/04/2023 às 15:54

Central do IPTU de Goiânia inicia atendimentos nesta segunda (10)

O atendimento presencial para retirada de dúvidas e orientações sobre o IPTU estará funcionando das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, no Paço Municipal
A Central do IPTU fica no hall do Paço Municipal de Goiânia e não necessita de agendamento para atendimento. Foto: Sefin
A Central do IPTU fica no hall do Paço Municipal de Goiânia e não necessita de agendamento para atendimento. Foto: Sefin

A Central do IPTU inicia, nesta segunda-feira (10), os atendimento presenciais em Goiânia. O contribuinte que tiver dúvidas e precisar de orientações sobre o tributo, pode comparecer na unidade que fica no hall de convivência do Paço Municipal, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Esta é a primeira vez que o contribuinte goianiense conta com uma unidade específica para tirar dúvidas e receber orientações a respeito do tributo. Agora, além do contato virtual pelo WhatsApp, inaugurado no dia 4 de março, o cidadão terá disponível uma unidade física, onde poderá fazer consultas não oferecidas via mensagem, diretamente com servidores técnicos da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).

Atendimento

O atendimento na Central do IPTU, virtual e presencial, funciona todos os dias da semana, exceto aos finais de semana e feriados. Não é necessário realizar agendamento prévio e a unidade estará em funcionamento até o dia 03 de maio.

Por WhatsApp, o contribuinte pode tirar dúvidas gerais, tais como: os meios de acessar o portal, diferença entre IPTU e ITU, explicações sobre alíquotas, formas de pagamentos, dentre outros. Por segurança e em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), a Central do IPTU via WhatsApp não faz consulta a dados sigilosos, como número de inscrição municipal e valores. Os atendimentos via WhatsApp são feitos por meio dos telefones (62) 3524-3352, 3524-3375, 3524-3383.

Já no atendimento presencial, o cidadão poderá calcular, juntamente com um técnico da Sefin e com base em suas informações cadastrais, a composição do seu IPTU, ter ajuda para a emissão de boletos ou realizar pagamentos via cartões e PIX, consultar o número de inscrição municipal, e checar os documentos necessários para abertura do processo de revisão ou atualização cadastral.

Grande procura

Conforme dados da Sefin, em apenas dois dias de atendimento – terça-feira (04/04) e quarta-feira (05/04) – a central registrou quase 250 atendimentos finalizados, por WhatsApp. Entre as principais dúvidas dos contribuintes estão: IPTU Social; diferença de alíquotas de IPTU e ITU; mudança de alíquota residencial para comercial; formas de pagamento; como quitar por cartões e PIX; acesso ao site para consultar o tributo e emitir boleto.

Para o secretário de Finanças, Vinícius Henrique Alves, o alto volume de contatos realizados, já nos primeiros dias de lançamento do IPTU, demonstra que o contribuinte quer entender melhor seu imposto, quitar o débito e contribuir com a gestão da capital.

“Entendemos que o cidadão quer participar, fazer parte do processo. Por isso, acreditamos que a Central do IPTU seja um divisor de águas para que a população entenda melhor a importância da sua contribuição para que as melhorias, como recapeamento asfáltico, construção de Cmeis, iluminação pública, sinalização e tantas outras, cheguem até ela. Esse é um importante passo da gestão de Rogério Cruz”, conclui o secretário.


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