A Central do IPTU, inaugurada na última segunda-feira (10), já registrou mais de 1,4 mil atendimentos presenciais em uma semana de funcionamento. O objetivo da iniciativa é orientar os contribuintes retirando dúvidas e dando orientações sobre o IPTU, presencialmente.
O espaço está funcionando no hall do Paço Municipal, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A Central do IPTU conta com oito guichês de atendimento, mais recepção, e não é necessário agendamento prévio. Segundo o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves, a unidade está cumprindo seu objetivo de aproximar a prefeitura da população.
Conforme o secretário, os números da primeira semana comprovam a necessidade da Central. “Essa é a primeira vez que Goiânia conta com algo similar e os números alcançados, até agora, mostram que o espaço era uma necessidade e, hoje, um sucesso”, avalia o gestor.
Esta é uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Goiânia, realizada por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). O IPTU 2023 começou a ser enviado, via Correios, no último dia 03 de abril. Na Central, os goianienses podem buscar ajuda presencial dos técnicos da Sefin para fazer consultas, compreender melhor a composição do imposto, bem como efetuar o pagamento, e orientações sobre alterações cadastrais e processos de revisão.
Balanço
Como resultado, o levantamento da Sefin, feito na última sexta-feira (14), aponta que, a princípio, 73% dos contribuintes já receberam o boleto enviado pelos Correios. Do dia 3 de abril até a data da apuração, quase 25% dos contribuintes goianienses já haviam efetuado o pagamento.
De antemão, destes, 21,8% optaram pela cota única, com desconto de 10% no valor total do imposto. A estimativa é que, com a proximidade do último dia para pagamento sem incidência de juros e multas, dia 20 de abril, esses números aumentem já no início da próxima semana.
Instabilidade do site
Os sistemas do Portal do Contribuinte passaram por instabilidades nas últimas duas semanas, pelo alto número de acessos simultâneos. Assim sendo, a Sefin alerta para que o contribuinte não deixe o pagamento para o último minuto. Em apenas dois dias, foram registrados 4,5 milhões. Os picos aconteceram, em especial, no início da manhã e depois no começo da tarde.
A recomendação é que, caso o contribuinte tenha a possibilidade, que faça o acesso ao site em horários alternativos e garanta que se tenha o boleto em mãos, com antecedência. A Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), responsável pelo sistema, trabalha para a estabilidade dos serviços. No entanto, em casos de dificuldade para a emissão do boleto, o ideal é buscar ajuda no Atende Fácil, na Central do IPTU.
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