23 de dezembro de 2024
Trânsito Inteligente

Central Digital de Controle do Trânsito é lançada pela Prefeitura para melhorar mobilidade da capital

A Central Digital de Controle do Trânsito envolve um pacote com 12 ações prioritárias, com monitoramento de vias, fiscalização eletrônica e controle de velocidade média
A apresentação da nova Central de Controle de Trânsito foi feita pelo secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello. Foto: Jackson Rodrigues
A apresentação da nova Central de Controle de Trânsito foi feita pelo secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello. Foto: Jackson Rodrigues

A Central Digital de Controle do Trânsito, foi lançada na manhã desta quinta-feira (22). A nova metodologia envolve 12 açõs para tornar o tráfego da capital mais inteligente e tecnológico. A Central de Controle de Trânsito foi apresentada pelo secretário municipal de mobilidade, Horácio Mello.

De acordo com o secretário de mobilidade de Goiânia, o investimento anual será cerca de R$ 60 milhões. Horário afirmou que o objetivo é melhorar a mobilidade da capital e garantir a fluidez do trânsito, contando com a tecnologia. “Objetivo não é multar, e sim garantir ordenamento seguro, fluidez e segurança no trânsito. Por isso, é importante a implantação e divulgação desses avanços em tecnologia, para que o cidadão conheça as facilidades de cada ação e seus desdobramentos”, pontua Mello.

Entre as ações priotárias da Central Digital estão: sistema de monitoramento de vias e rastreamento de veículos furtados, controle de velocidade média, fiscalização eletrônica e contagem por tipo de carros. O secretário reiterou que esse tipo de monitoramento permite a tomada de decisões mais assertivas para solucionar os problemas de mobilidade urbana da capital.

De acordo com o Horácio, algumas ações já estão em fase de licitação, e outras serão lançadas nos próximos meses. Entre as melhorias, se destaca a implantação de semáforos inteligentes, com afinamento automático da sincronização nos sinais e a solução das quedas dos sinaleiros por falta de energia, com a instalação de nobreaks.

Mello pontua que as manutenções também serão realizadas com maior rapidez. “Teremos uma manutenção mais rápida, com um software de controle a distância que mostra exatamente onde está o problema. Assim será possível fazer uma intervenção cirúrgica no semáforo com a falha”, exemplifica.

Ainda de acordo com o secretário, o sistema será construído em etapas, já que as tecnologias são complementares. “Neste ano, serão lançadas a digitalização da área azul, e o uso de drones para contagem de origem e destino e fiscalização”, anuncia. Entenda quais são as principais melhorias previstas com a mobilidade inteligente:

Videomonitoramento
180 câmeras 360° com conexão on-line, gravação 24h, alta resolução, imagens ao vivo com reconhecimento facial, contagem de veículos, nível de serviço de via, rastreamento de veículos, registro de acidentes e avanço de sinal.

Semáforos inteligentes
80 semáforos com inteligência artificial, resolução instantânea de conflitos, gestão de prioridades. Malhas de segurança, controle de fluxo, contador de veículos, sensor de movimentos e banco de dados.

Mapeamento por drone
Dados para planejamento, projeções sobre alterações viárias, registro de origem e destino veicular, cálculo da velocidade média das vias, relatórios sobre manchas de calor, dimensionamento dos congestionamentos e suas causas.

Monitoramento semafórico
Alerta automático de interrupção ou defeito, afinamento automático da sincronização (onda verde), operação com uso de NoBreak nos principais pontos.

Mobilidade digital
Área azul digital, controle de transporte Super App, bicicletas compartilhadas, Central de Controle Operacional, Pesquisa OD eletrônica, Escola de Trânsito e rede semáforos inteligentes.


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