Pela primeira vez, as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) acontecerão de forma totalmente on-line, no dia 19 de novembro. Atualmente em fase de campanha, as Eleições OAB-GO de 2024 contarão com três chapas concorrentes. Ao Diário de Goiás, o presidente da Chapa 3 “Pela Ordem”, Pedro Augusto Miranda de Almeida, detalhou as principais propostas e seu posicionamento em busca de renovação.
Ao editor-chefe do Diário de Goiás, Altair Tavares, Pedro Almeida salientou que sua chapa representa a advocacia jovem e pretende trazer uma presidência “inteiramente modernizada”, que atenda as demandas da advocacia goiana. Entre as principais propostas, a instituição do piso salarial aos advogados do Estado de Goiás.
“O reflexo de toda essa modernidade e dessa juventude que se apresenta em nossa chapa, é a instituição do piso salarial. Essa é uma bandeira, esse é um legado que nós vamos deixar para a advocacia no Estado de Goiás”, ressaltou Pedro.
De acordo com ele, uma renovação se faz necessária na Seccional goiana. “Hoje, os mais novos, que têm até 10 anos de advocacia, são a maioria da advocacia”. Nesse sentido, para ele, há necessidade de modernização das velhas estruturas. “Nós propomos, pela primeira vez na história das eleições da ordem, uma chapa inteiramente modernizada. Uma chapa que inova ao não trazer os velhos medalhões da velha política do sistema OAB”, pontua.
O candidato da Chapa 3 ainda defende: “Nada melhor do que os que vivem da dificuldade da advocacia, poder propor as soluções”, reitera. Entre as novas soluções propostas, Miranda aponta a instituição do piso salarial para a categoria. “O piso salarial tem a ver com aquilo que a advogada ou advogado recebe enquanto contratado de um escritório de advocacia. Em Goiás, diferente de alguns outros estados da federação, nós não temos a instituição de um piso salarial”, destaca.
O presidente da chapa “Pela Ordem” elenca nomes de peso na sua chapa. “Nós temos 142 advogados e advogadas, cada um com a sua liderança, mas, dada as perspectivas de posições no nosso grupo, hoje nós temos Mariana França na vice-presidência. Temos o doutor Byron Seabra Neto, que também já tem uma história, é advogado criminalista, nós temos a Keisy Dávila, na presidência da CASAG, que já foi coordenadora de ensino de instituições educacionais e no Conselho Federal, por exemplo, nós temos o professor Alecssandro Regal, que é coordenador de direito de uma instituição de ensino também em Goiás”, explicitou.
Por fim, Pedro afirma que pretende retomar o atuação da Seccional goiana à favor da sociedade e não somente das causas interna. “A ordem precisa resgatar um papel histórico de defesa da sociedade civil organizada, é a ordem que, ao lado do Ministério Público, também pode fazer frente a políticas públicas que não estão sendo satisfeitas ao cidadão”, defendeu.
A disputa na Seccional possui três chapas concorrentes nas eleições para o comando da instituição no triênio 2025-2027: Chapa 1 – O Compromisso Continua: Candidato Rafael Lara Martins; Chapa 2 – Coragem Pra Mudar: Candidato Bruno Aurélio Rodrigues da Silva Pena e Chapa 3 – Pela Ordem: Candidato Pedro Augusto Miranda de Almeida. As Eleições da OAB-GO 2024 acontecem no dia 19 de novembro, das 9h às 17h, de forma totalmente on-line, por meio do site eleicoesoabgo.org.br.
Leia mais sobre: Eleições OAB-GO