10 de dezembro de 2024
Eleições OAB-GO • atualizado em 16/11/2024 às 08:52

Rafael Lara unifica grupos em campanha da Chapa 1 na OAB-GO e reage a críticas da oposição

O atual presidente da OAB Goiás detalhou os feitos realizados à frente da gestão nos últimos anos e destacou as pautas que pretende priorizar em caso de reeleição
O candidato à reeleição para presidência da OAB-GO, Rafael Lara, falou sobre as propostas ao DG. Foto: Diário de Goiás
O candidato à reeleição para presidência da OAB-GO, Rafael Lara, falou sobre as propostas ao DG. Foto: Diário de Goiás

Em busca da reeleição pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), o atual presidente da Seccional Goiana, Rafael de Lara, defendeu suas propostas da Chapa 1, “O Compromisso Continua”. Ao Diário de Goiás, Lara destacou novos projetos para a instituição. O candidato classificou algumas críticas da oposição como “fake news”.

Ao editor-chefe do Diário de Goiás, Altair Tavares, Rafael Lara ressaltou que seu compromisso, como bem representado pelo nome escolhido para a Chapa, é dar continuidade aos projetos firmados e iniciados no último triênio.

“O compromisso continua exatamente por isso, assumindo a continuidade do que vem sendo feito, porque as subsessões, demais forças políticas, toda a advocacia, pareciam estar efetivamente buscando isso”, elaborou, reiterando que a ideia da reeleição veio embasada na adesão dos apoiadores.

Lara fez questão de salientar as parcerias construídas ao longo dos últimos anos na presidência da Seccional goiana. “Pela primeira vez na história da eleição do OAB Goiás, nós temos o apoio de todas as 57 subsessões do Estado de Goiás”, ressaltou ele apontando a força política que foi estruturada para a campanha.

De acordo com ele, a intenção é englobar todas as vertentes, de modo a contemplar todos os ideais advocatícios. “Eu tenho apostado muito de que nas divergências a gente se entende nas pautas de interesse da advocacia. Nós temos alí (na Chapa 1) todas as matizes ideológicas, nós temos todas as matizes de atuação profissional”, exemplificou Lara. “Temos exemplos de comissões criadas para pensamentos antagônicos inclusive, demonstrando que o que importa é o espaço democrático respeitoso, para que a gente tire conclusões para avançar naquilo que foi o interesse da advocacia”, acrescentou.

Questionado sobre a crítica da oposição em relação à inclusão de Ana Vitória Caiado na chapa, pelo fato de ser filha do governador Ronaldo Caiado, Lara reagiu com veemência na defesa e argumentou que a oposição faz um ataque à presença de uma mulher ativa na advocacia e nas disputas desde 2015.

“Só para dizer de forma bastante clara, a oposição querer fazer um desserviço à pauta de gênero, fazer um desserviço à mulher advogada, transformando uma advogada de 22 anos de profissão, que é a doutor Ana Vitória Caiado, que caminha conosco nos apoiando desde 2015, apoiou a eleição do Lúcio em 2015, apoiou a eleição do Lúcio em 2018, apoiou, pediu voto para mim em 2021”, reagiu Lara.

“O que a gente percebe é que eles querem a exclusão do papel da mulher advogada e do avanço de gênero na advocacia (…) Ana Vitória é uma grande advogada e é candidata a conselheira federal na nossa chapa e isso não vai nos deixar, como nunca deixou, dependentes do governo estadual, em razão das brigas que a gente comprou e que eu já coloquei aqui. Pelo contrário, nos deixará ainda mais alertas e atentos para isso”, completou.

O candidato pontuou qual a situação política da OAB-G0 em relação aos poderes e à política. “Desde que eu a assumi, eu tenho dito que a OAB precisa ser próxima de governo, não de partidos, não de políticos. Nós temos que ser próximos ao governo municipal, de todas as cidades, ao governo estadual, ao governo federal. Nós estamos suficientemente próximos do governo para ter diálogo e suficientemente distantes para comprar as brigas necessárias”, disse ele.  

Entre as principais propostas apresentadas pela Chapa 1 está a luta pelos direitos da advocacia dativa quanto à redução do prazo de pagamento dos serviços ao Estado. Ele ressaltou que foram pagos R$48 milhões e que o valor é maior do que o período de 2.000 a 2.021. Além disso, Rafael Lara expõe também que pretende fortalecer a comissão de prerrogativas, montar mais dias de plantões permanentes, no WhatsApp, na central de flagrantes e voltar atividades especiais para a advocacia jovem.

“Por isso que nós criamos o projeto da mentoria, por isso que nós criamos o projeto da incubadora. Eu sou entusiasta do empreendedorismo na advocacia e vamos trazer para a próxima gestão a escola de negócios OAB-Sebrae, ensinando aqueles colegas advogados, não apenas a jovem advocacia, mas todo mundo que tem escritório, inclusive os advogados sêniores, a profissionalizar o seu escritório, respeitando as regras de não mercantilização, mas trazendo profissionalização”, elencou o presidente da Chapa 1.

Redução da abstenção com voto digital

Pela primeira vez, as eleições da OAB-GO serão realizadas no formato totalmente on-line, implementado por Rafael Lara. De acordo com o candidato à reeleição, a novidade promete reduzir os índices de abstenção nas eleições deste ano.

“Na eleição passada, cinco seccionais, ou seja, cinco OAB estaduais já fizeram a eleição on-line e foi o menor índice de abstenção da história da OAB naqueles cinco estados. A expectativa é que aconteça isso agora, o menor índice de abstenção da história, porque o advogado vota de forma muito fácil, muito simples, de onde ele estiver”, concluiu. 

A disputa na Seccional possui três chapas concorrentes nas eleições para o comando da instituição no triênio 2025-2027: Chapa 1 – O Compromisso Continua: Candidato Rafael Lara Martins; Chapa 2 – Coragem Pra Mudar: Candidato Bruno Aurélio Rodrigues da Silva Pena e Chapa 3 – Pela Ordem: Candidato Pedro Augusto Miranda de Almeida. As Eleições da OAB-GO 2024 acontecem no dia 19 de novembro, das 9h às 17h, de forma totalmente on-line, por meio do site eleicoesoabgo.org.br.


Leia mais sobre: Eleições OAB-GO