10 de agosto de 2024
Oportunidade

Ceneg-Go disponibiliza 140 vagas para oficinas culturais e esportivas gratuitas

Inscrições vão até o próximo dia 12 de março
140 vagas nas modalidades de capoeira, breaking/danças urbanas, DJ, MC/rap, teatro, musicalização e jiu-jitsu são disponibilizadas para crianças e jovens que vivem em situações de vulnerabilidade social e econômica . Foto: Divulgação/Ceneg-GO
140 vagas nas modalidades de capoeira, breaking/danças urbanas, DJ, MC/rap, teatro, musicalização e jiu-jitsu são disponibilizadas para crianças e jovens que vivem em situações de vulnerabilidade social e econômica . Foto: Divulgação/Ceneg-GO

Até o próximo dia 12 de março, o Centro de Cidadania Negra do Estado Goiás (CENEG-Goiás) está com inscrições abertas para oficinas culturais e esportivas gratuitas. Há, ainda, 140 vagas para crianças e jovens que vivem em situações de vulnerabilidade social e econômica nas modalidades de capoeira, breaking/danças urbanas, DJ, MC/rap, teatro, musicalização e jiu-jitsu. 

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (62) 3932-3905 ou (62) 98416-5395. Já as aulas, terão início no dia 14 de março e serão ministradas até o mês de julho, por meio de dois encontros semanais no Ponto de Cultura CENEG, que está situado na Avenida Independência nº 41, no Setor Morais, em Goiânia.

“Essas ações socioculturais são de suma importância para toda a cidade e Estado, uma vez que oferecem atividades artísticas e esportivas para um grande número de jovens cada vez mais carentes, colaborando com a prevenção às drogas e promovendo os valores familiares”, frisa o presidente do CENEG-Goiás, Aluísio Black. 

O projeto

O objetivo do projeto é facilitar o acesso à arte, ao esporte e às ações afirmativas viabilizadas pela Lei Aldir Blanc 2021, por meio do Edital de Ações nos Pontos de Cultura, e também por emendas parlamentares. Além das oficinas de Breaking/Danças Urbanas, Capoeira, DJ e MC/Rap, o programa oferece, ainda, vagas para Muay Thai, Percussão e Grafite, as quais já foram preenchidas, a fim de trabalhar para a transformação de crianças e jovens que estão submetidas às condições de injustiças, violência e exclusão social, a partir do conhecimento da própria realidade, como indivíduo, e do conhecimento da história e da cultura hip hop.

Estimular o comportamento de não violência entre os participantes e promover a autoestima individual e coletiva para o enfrentamento de desafios também estão entre os propósitos das atividades, de acordo com o CENEG, que desenvolvem habilidades como postura, trabalho em grupo, desenvoltura, criatividade e técnica de batalhas, entre outras. Ao final de cada mês, ainda serão promovidos encontros culturais para que os participantes tenham a oportunidade de colocar em prática seus aprendizados, além de levar para a comunidade a promoção e fruição da cultura hip hop e seus elementos.

Confira os detalhes das vagas disponíveis:

-Capoeira

Vagas: 20

Idade: a partir de 8 anos

Aulas: sábado, das 14h às 15h30

-Breaking / Danças Urbanas

Vagas: 20

Idade: 7 a 16 anos

Aulas: segunda e quarta-feira, das 8h30 às 10h (turma única)

-Dee Jay (DJ)

Vagas: 20

Idade: 6 a 9 anos

Aulas: terça e quinta-feira, das 9h30 às 11h (turma única)

-MC/Rap

Vagas: 20

Idade: a partir de 8 anos

Aulas: Segunda e quarta-feira, das 10hs às 11h30 (turma única)

-Teatro

Vagas: 20

Idade: 9 a 12 anos (turma A); a partir de 13 anos (turma B)

Aulas: segundas e sextas-feiras, das 14h às 15h30 (turma A) ou das 16h às 17h30 (turma B)

-Musicalização / Canto

Vagas: 20

Idade: 6 a 9 anos (turma A); 10 a 14 anos (turma B)

Aulas: quartas e sextas-feiras, das 9h30 às 11h (turma A) ou das 13h30 às 15h (turma B)

-Jiu-jitsu

Vagas: 20

Idade: a partir de 13 anos

Aulas: terças e quintas-feiras, das 8h às 9h30 (turma A) ou das 16h às 17h30 (turma B)


Leia mais sobre: Cidades

Comentários