Publicidade
Notícias do Estado
| Em 2 anos atrás

Cemac Juarez Barbosa vai fornecer medicamentos de alto custo para fibrose pulmonar

Compartilhar

A Central Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB), vai começar a distribuir dois medicamentos utilizados no tratamento da Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI). A pirfenidona e o nintendanibe entraram na lista de fármacos fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES).

A incorporação dos medicamentos foi aprovada pela Comissão Estadual de Incorporação de Tecnologia em Saúde (Ceits), que avalia as evidências científicas e efetividade das tecnologias em saúde. O diretor do Cemac JB, Roney Pereira, ressalta que o acesso a esses medicamentos garante o tratamento mais rápido e maior qualidade de vida aos portadores de Fibrose Pulmonar.

Publicidade

A doença é uma condição que torna os tecidos do pulmão mais espessos, rígidos e com cicatrizes, o que limita a capacidade respiratória do portador. De acordo com Roney, a comissão avaliou a incidência da doença em Goiás e também a efetividade dos medicamentos para incluí-los na lista do Cemac Juarez Barbosa.

Publicidade

A presidente da comissão, Fernanda Pimenta Simon Ferreira, explica que a Ceits tem função de assessorar a SES na escolha dos medicamentos que devem entrar na lista de distribuição de alto custo. “Existe todo um fluxo, que não é simples, da avaliação das tecnologias em saúde. Antes de qualquer decisão ser colocada em prática, é preciso um trabalho que aborde os principais problemas de saúde da população goiana no âmbito da secretaria e do Sistema Único de Saúde em Goiás”, destaca Fernanda.

Publicidade

Recentemente, a renovação e abertura de processos de obtenção de medicamentos passaram a ser feitas de forma on-line, sem a necessidade de deslocamento do paciente até a sede da unidade, em Goiânia.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.