10 de agosto de 2024
Colegiado • atualizado em 24/02/2022 às 14:19

CDTC anuncia novidades no transporte coletivo da Grande Goiânia nesta sexta-feira (24)

Mudanças devem ocorrer em bilhetagem, tarifa e outras áreas. Reunião está prevista para o fim da manhã com nova composição
Ônibus do Eixo Anhanguera. Mudanças serão anunciadas na sexta. (Foto: CMTC)
Ônibus do Eixo Anhanguera. Mudanças serão anunciadas na sexta. (Foto: CMTC)

A Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) vai apresentar, nesta sexta-feira (25), várias novidades no sistema de transporte coletivo da Grande Goiânia. Entre as novidades estarão o deslocamento integrado e bilhete único. O encontro do colegiado já havia sido adiantado pelo Diário de Goiás.

O colegiado se reúne às 10h, na sede da CDTC, em Goiânia. Também devem ser anunciadas novidades em relação às bicicletas compartilhadas, integração fora dos terminais, cartão família e cartão pós-pago. O CityBus 3.0 também está na pauta.

A CDTC foi reestruturada pelo governo do estado em lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), no fim do ano passado. A composição agora tem como presidente o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

“[A CDTC] vai determinar que seja feito o cálculo da tarifa de remuneração e do valor da passagem”, explicou o secretário-Geral da Governadoria Adriano da Rocha Lima, garantindo que para este ano não está na pauta do colegiado o aumento da tarifa. “O Estado e o município de Goiânia já definiram em conjunto e como são maioria e certamente não será diferente disso, não será repassado nenhum reajuste de passagem para o usuário que será mantido a R$ 4,30”, pondera. Mas há outras novidades. A declaração foi dada ao Diário de Goiás em matéria publicada no começo do mês

“Tarifa flexível, outras sugestões podem surgir e ser apreciadas. Bilhete único, por exemplo, como uma possibilidade ao usuário pegar mais de um ônibus num intervalo de tempo, por exemplo, duas horas. Mas isso ainda será definido”, explica o secretário.

Pelo governo estadual também há os secretários Henrique Ziller (Controladoria-Geral), Wellington Lima (Desenvolvimento Social) e Cristiane Schmidt (Economia). A prefeitura de Goiânia tem Arthur Bernardes (Escritório de Prioridades Estratégicas), que ficou definido como o vice-presidente da Câmara; Horácio Mello (Secretaria de Mobilidade), Everton Schmaltz (Infraestrutura Urbana) e José Alves Firmino (Chefe de Gabinete do prefeito Rogério Cruz).

Quanto à Região Metropolitana, fazem parte da nova composição da CDTC os indicados pelas prefeituras de Aparecida de Goiânia, Fábio Camargo (Procurador-Geral do Município) e de Senador Canedo, Rafael Gonzaga (Secretário de Planejamento e Desenvolvimento).


Leia mais sobre: Cidades

Comentários