Palmeiras de Goiás, cidade localizada ao Sul da capital, Goiânia, irá ser palco da tradicional encenação da batalha entre mouros e cristãos. As Cavalhadas de Palmeiras de Goiás será realizada nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho no Parque de Exposição Iris Rezende Machado.
O Circuito das Cavalhadas em 2024 abrange 15 cidades e conta com investimento de R$ 4,4 milhões, que garantirão ao público um dos mais belos espetáculos a céu aberto. Com este apoio, as Cavalhadas em Palmeiras de Goiás puderam preparar uma estrutura especial para atender a manifestação cultural.
Em Palmeiras de Goiás, as festividades começam com as alvoradas e missas, e a tradicional cavalgada de abertura dos treinos 15 dias antes da realização das batalhas. A festa registra mais de um século de existência e é uma oportunidade única para se conectar com as raízes do estado e vivenciar a grandiosidade dessa tradição centenária.
No primeiro dia da festa há o tradicional agito de dezenas de grupos de mascarados na praça da cidade, que seguem no entardecer com o cortejo dos cavaleiros e amazonas até o parque de exposição Iris Rezende Machado, onde é montado todos os anos o cavalhódromo da cidade.
As Cavalhadas acontecem no período noturno com sua representação da luta entre mouros e cristãos, além do protagonismo da participação de uma menina palmeirense que interpreta Floripes, filha do rei mouro, que é raptada pelo rei cristão e convence o pai a se converter ao cristianismo.
As Cavalhadas são uma representação tradicional dos torneios medievais que recriam as batalhas entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (trajados de vermelho). A manifestação é inspirada no livro “Carlos Magno e Os Doze Pares da França”, quando o guerreiro cristão batalhou contra os sarracenos, de religião islâmica.
No Brasil, há registro do evento desde o século XVII, geralmente durante a festa do Divino nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. No final das batalhas, os cristãos vencem os mouros, que acabam se convertendo ao cristianismo. Em Goiás, as Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos.