O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia divulgou nesta segunda-feira (18) que foi registrada uma queda de 97,5% dos casos de Dengue na capital, entre fevereiro e início de julho deste ano.
“As atividades de enfrentamento intensificadas desde o final do ano passado contribuíram para antecipar a curva da sazonalidade da doença. Tem se observado uma redução precoce no número de casos”, ressaltou a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim.
De acordo com levantamento, o atual Índice de Infestação Predial da Capital é de 0,2%, o que significa que a cada 100 casas visitadas, menos de uma apresenta focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus.
Para combater a proliferação do mosquito, a administração municipal intensificou forças-tarefas e o trabalho conjunto dos agentes de combates a endemia e agentes comunitários de saúde, além de firmar uma parceria com o Exército e com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), para auxiliar nas visitas domiciliares.
“A intensificação das multas aos domicílios com focos do mosquito, as liminares em caso de recusa de visita às residências ou a possibilidade de entrar em imóveis fechados com auxílio de foram muito importantes para se chegar nesses resultados”, destacou Flúvia Amorim.
Outras doenças
Outras doenças transmitidas pelo Aedes também tiveram queda em Goiânia. De abril ao início de julho, as notificações de Zika vírus recuaram 92,68%. Em relação à Febre Chikungunya, foram confirmados dois casos este ano.
Leia mais:
- Lei que permite entrada forçada em imóveis com focos de Aedes é sancionada
- Iniciados testes de vacina contra Dengue no Brasil
- Prefeitura de Goiânia intensifica fiscalização de terrenos baldios
Leia mais sobre: Goiânia