Notícias do Estado

Capital do Estado será transferida simbolicamente para a cidade de Goiás

A capital do Estado de Goiás será transferida para a cidade de Goiás nesta segunda-feira (25/07), dia em que o município completa 295 anos. Conforme a tradição, a cidade passa a ser a sede simbólica dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário goianos. A transferência das atividades administrativas foi instituída por meio do Decreto nº 10.118, publicado no último dia 15 de julho, no Diário Oficial do Estado.

Em agenda no município, o governador Ronaldo Caiado fará a entrega da comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a mais alta honraria concedida pela Administração Estadual. Criada em 1975, a homenagem é destinada a pessoas e corporações militares nacionais e estrangeiras que se destacam por serviços relevantes, ações ou mérito em prol do Estado de Goiás.

Em decorrência das homenagens ao aniversário da antiga capital, data que é feriado para o serviço público estadual, o funcionamento de repartições públicas e serviços do Estado sofrem alteração nesta segunda-feira. Não haverá expediente nas unidades do Vapt Vupt localizadas na capital e interior. Na terça-feira (26/07) todas as unidades retomam o atendimento em horário normal. Os serviços devem ser previamente agendados nos portais do Vapt Vupt ou Expresso Goiás.

Já o atendimento na plataforma Expresso pode ser acessado 24 horas por dia, de qualquer dispositivo móvel, por meio do site ou aplicativo de celular. São mais de 100 serviços totalmente digitalizados à população. Dentre os principais atendimentos disponíveis estão emissão de boletos do Ipasgo, segunda via da fatura de água, consulta de débitos estaduais pelo CPF, entre outros.

LEIA TAMBÉM: Tempo: Semad alerta para baixa umidade relativa em Goiás (diariodegoias.com.br)

Saúde


Durante o feriado, os serviços de saúde de urgência e emergência estarão funcionando normalmente em Goiânia e no interior. Nas unidades Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (Heapa), Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana) e Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (Heelj), de Pirenópolis, apenas o setor administrativo não estará funcionando. No Hospital de Doenças Tropicais (HDT), na capital, apenas a farmácia ambulatorial e o ambulatório serão fechados.

Também a Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) de Goiânia e do interior terá seu funcionamento em horário normal, das 8h às 18h. O agendamento de doações pode ser feito pelo telefone 0800 642 0457 ou pelo site. No Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), a sala de vacinas (com disposição das doses de sarampo, influenza e Covid-19) ficará aberta sem interrupção da imunização, das 8h às 17h.

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) permanece em plantão 24 horas. O Disque Intoxicação 0800 646 4350 repassa, aos profissionais de saúde e ao público em geral orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos. Já a Central Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) terá suas atividades interrompidas na segunda-feira, retornando o atendimento na terça-feira.

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024