23 de dezembro de 2024
Cidades

Capacitação de gestores escolares visa evitar evasão do Ensino Médio em Goiás

Fátima Gavioli ao lado de representante do Instituto Unibanco (Foto: Samuel Straioto)
Fátima Gavioli ao lado de representante do Instituto Unibanco (Foto: Samuel Straioto)

Está sendo realizado nesta quarta-feira (20), o Seminário de Desenvolvimento de Competência do Gestor para o Avanço Contínuo. O evento foi voltado para capacitação de gestores de escolas na área do Ensino Médio. A Secretaria de Educação tem parceria com o Instituto Unibanco. Um dos focos é evitar a evasão no Ensino Médio em Goiás.

De acordo com a secretária de Educação, Fátima Gavioli, no Brasil a evasão no Ensino Médio chega a 32%, em Goiás a 18%. A gestora avalia que a parceria com o Instituto Unibanco ajuda na contribuição de novas propostas para o sistema educacional em Goiá.

“Esse talvez seja um dos melhores momentos na área da Educação. Com essa parceria junto ao Instituto Unibanco, que chama Jovem do Futuro, Circuito de Gestão, nós estamos reunindo aqui mais de 500 gestores, e estes gestores são de escolas de ensino médio. Esse seminário visa trabalhar com eles as competências, as habilidades, as atitudes que um bom gestor precisa ter para conduzir uma escola.  Esperamos que daqui saia uma proposta com mais qualidade para o ensino médio e evitar a evasão”, explicou a secretária.

Já a gerente de Implementação de Projetos do Unibanco Maria Júlia Azevedo informou que um ponto a ser observado é a aplicação de conhecimentos práticos em sala de aula. Para isso, os gestores precisam estar capacitados.

“A nossa contribuição é construir um modelo de gestão. A gente trabalha com isso há 13 anos e envolvemos as regionais, a secretaria. A gente traz um tema que tem a ver com a gestão funcionar, é preciso ter lideranças absolutamente envolvidos com a formação do estudantes.  O que tem de mudança é uma metodologia para que o estudante aprenda na prática, o modelo cria oportunidade para que os profissionais tenham paradas e venham ter condições de aplicar conhecimentos na prática”, afirmou Maria Júlia.


Leia mais sobre: / Cidades