12 de setembro de 2024
Esportes

Canadá faz 1º gol da história, mas toma virada da Croácia, que vira líder do grupo

Foto - Divulgação Seleção Croácia
Foto - Divulgação Seleção Croácia

Um dos países-sedes da próxima edição da Copa do Mundo FIFA, em 2026, o Canadá conseguiu neste domingo cumprir uma das suas metas no Qatar. Depois de quatro partidas em branco, anotou seu primeiro gol na história do torneio. Só que o objetivo não foi completo. Afinal, a seleção representante da Concacaf não conseguiu segurar a vantagem construída logo no início do jogo e, ainda no primeiro tempo, levou a virada da Croácia, atual vice-campeã mundial.

O resultado tirou dos canadenses a briga pela classificação no Grupo F. Com duas derrotas nas duas primeiras rodadas, eles apenas cumprirão tabela na próxima quinta-feira, contra Marrocos. Mesmo assim, o saldo de sua participação é bem positivo e as perspectivas para o próximo Mundial, melhores ainda. Na volta à competição depois de 26 anos, fez jogo duro (e foi melhor, durante boa parte das partidas) contra duas forças importantes da Europa, Bélgica e Croácia.

São elas que fazem o outro jogo da rodada que encerra o grupo. A vantagem é dos croatas, que somam quatro pontos e dependem só do empate para avançar. Já a Bélgica terá de sair de campo vitoriosa para ter certeza da classificação. Caso empate, terá de torcer pelo Canadá no confronto com os marroquinos.

O Canadá não apenas liderava o placar, como estava relativamente confortável na partida, sem ser muito incomodado pelo ataque croata. Eis que, aos 36 minutos do primeiro tempo, Ivan Perisic percebeu uma falha de posicionamento da defesa adversária e encontrou Andrej Kramaric completamente livre para chutar cruzado e começar a construir o caminho da virada.

Número

O gol de Alphonso Davies, o primeiro da história do Canadá em Mundiais, foi marcado logo no segundo minuto da partida (o tempo oficial ainda está sujeito a confirmação da FIFA) e é o mais rápido dos 65 já anotados no Qatar-2022.

Estatísticas do jogo – Croácia 4×1 Canadá


Leia mais sobre: / Esportes

Comentários