16 de agosto de 2024
Homenagem

Campinas completa 213 anos com projeto de requalificação e incentivos fiscais

Em comemoração à data, houve a transferência simbólica da capital do Estado para o bairro, que é o mais antigo de Goiânia
Campinas é mais antiga que Goiânia, já que foi fundada em 1810 e a atual capital de Goiás em 1933. (Foto: reprodução)
Campinas é mais antiga que Goiânia, já que foi fundada em 1810 e a atual capital de Goiás em 1933. (Foto: reprodução)

O prefeito Rogério Cruz anunciou que projetos de requalificação e de incentivos fiscais do Centro de Goiânia serão futuramente estendidos para Campinas, em comemoração ao aniversário de 213 anos do bairro, comemorado nesta sexta-feira (07). Durante as comemorações, também foi assinada a transferência simbólica da capital de Goiás para o setor e a prefeitura designou uma força-tarefa da Companhia Metropolitana de Urbanização (Comurg) para realizar manutenção na região.

“Nós já temos um projeto muito adiantado de requalificação do Centro de Goiânia. Esse projeto vai se estender ao Setor Campinas, como também ao Setor Vila Nova. Já iniciamos o processo”, afirmou Rogério Cruz. Ainda segundo o prefeito, a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) realiza estudos para ampliar os incentivos fiscais para a requalificação do Centro e posteriormente para Campinas.

O prefeito também destacou os investimentos que o município realizou no bairro de Campinas, como a reforma da Praça Joaquim Lúcio, uma das mais tradicionais do setor. No sábado (1ª), a prefeitura iniciou a revitalização da Praça Joaquim Lúcio, localizada no coração de Campinas, na Avenida 24 de outubro. A renovação inclui serviços como a reforma do kit brinquedos, reparos nos 20 bancos de madeira espalhados pelos espaços de convivência e a substituição de 14 lixeiras. Também são plantadas 14 mudas de palmeiras e 120 mudas de flores ornamentais, e substituída toda a área de gramado, de 1.260 metros quadrados.

A força-tarefa da Comurg conta com frentes de serviços de varrição, rastelação, despraguejamento e catação nas ruas, entorno de escolas, praças e feiras livres do bairro.

Por meio do Goiânia Adiante, maior pacote de ações da história da capital, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) realizou a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por LED nas praças Joaquim Lúcio e da Matriz. São quase R$ 300 milhões destinados à modernização do parque luminotécnico de Goiânia, o que vai gerar economia de até 40% aos cofres públicos. Em Campinas, também foram realizados serviços de manutenção de meios-fios e bocas de lobo.

A Câmara Municipal de Goiânia realizou, também na manhã de hoje, uma Sessão Solene em homenagem ao aniversário de 213 anos de Campinas, ocasião em que também foi assinada a transferência simbólica da capital. A proposta é do líder do prefeito no Legislativo, o vereador Anselmo Pereira, assinada em conjunto com o vereador Geverson Abel.

“Nesse sentido, eu faço um agradecimento muito especial ao nosso prefeito Rogério Cruz. Ele tem um olhar diferenciado para este bairro, considerando que Campinas é a mãe geradora do município de Goiânia. Abdicou de ser um município para ser a base de sustentação dessa cidade tão promissora, tão dinâmica e viva que é a cidade de Goiânia”, afirmou Anselmo Pereira.

O vereador Geverson Abel destacou a “tenacidade do povo de Campinas e a importância desse apoio para a construção da capital”. “Daqui saíram grandes homens para a história de Goiás”, disse.

Em seguida, moradores históricos do bairro foram homenageados pela Câmara Municipal. O prefeito Rogério Cruz entregou as medalhas e diplomas ao lado dos vereadores Anselmo Pereira e Geverson Abel.

Campinas é a extinta cidade de Campininha das Flores e o bairro mais antigo de Goiânia. Até 1933, então com 123 anos, era sede municipal com grande extensão de terras. A cidade foi escolhida como local para construção da nova capital de Goiás por Pedro Ludovico Teixeira.

Em 1935, com o decreto que criou oficialmente o município de Goiânia, Campinas passou a ser bairro. O setor é essencial para o projeto de desenvolvimento político e econômico do Estado. Atualmente, Campinas se destaca no âmbito do comércio varejista e atacadista.


Leia mais sobre: Goiânia

Comentários