05 de janeiro de 2025
Saúde

Campanha de vacinação contra Covid para bebês registra baixa procura, em Aparecida

Desde o dia 18, apenas 23 doses foram aplicadas em crianças de 6 meses a 3 anos de idade
Vacinação infantil em Aparecida de Goiânia (Foto: Enio Medeiros)
Vacinação infantil em Aparecida de Goiânia (Foto: Enio Medeiros)

Após a ampliação da vacinação para bebês e crianças menores de 3 anos de idade que tenham comorbidade, autorizada pelo Ministério da Saúde, e da lista de espera pela xepa para crianças sem comorbidades, a procura pelo imunizante em Aparecida continua baixa. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida, desde o início da vacinação infantil, em 18 de novembro, até o último sábado (19), apenas 23 crianças foram vacinadas.

Atualmente, a vacina para o público infantil de até três anos é ofertada apenas para crianças com comorbidades. Mas, por meio da xepa, é possível adiantar a imunização dos pequenos, independentemente de ter ou não comorbidade.

Das 23 crianças que receberam as doses da vacina pediátrica baby, 9 tinham comorbidade e 14 receberam as doses destinadas à xepa. A lista de espera pelas doses restantes está disponível nos postos de vacinação para evitar desperdícios e facilitar o acesso.

Qualquer criança na faixa etária entre 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias pode receber a primeira dose da vacina da Pfizer específica para o público infantil. De acordo com especificações do Ministério da Saúde, o protocolo vacinal é de 3 doses. O intervalo entre a primeira e segunda dose é de 4 semanas e o da segunda para a terceira dose é de 8 semanas.

A Xepa

Os pais ou responsáveis que desejam imunizar suas crianças de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias, sem comorbidades, podem procurar um dos sete postos de vacinação dessa faixa etária para deixar o nome dos pequenos na lista.

Ao fim do dia, caso algum dos postos tenha frascos de vacinas já abertos e com doses disponíveis, a equipe da unidade de saúde entrará em contato com os nomes da lista avisando sobre a possibilidade de vacinação, que deve ser imediata.

Recomendações

Para receberem a proteção, as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF, cartão de vacinação e laudo médico que comprove a comorbidade. Crianças que não possuem comorbidade podem ter os nomes adicionados à lista e aguardar contato da unidade de saúde. Caso o responsável legal não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização que deve ser apresentado por alguém maior de idade no momento da aplicação.

São sete postos de Aparecida com Xepa disponível: Central de Imunização, UBS Cruzeiro do Sul, UBS Santa Luzia, UBS Bairro Cardoso, UBS Veiga Jardim, UBS Bandeirantes e Maternidade Marlene Teixeira. As Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta das 8h às 16h. A Central de Imunização está aberta de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábado das 8 às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira funciona de segunda a sexta das 8h às 18h.


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia