16 de setembro de 2024
Lista de espera • atualizado em 19/11/2022 às 10:05

Aparecida de Goiânia disponibiliza “xepa” da vacina para bebês e crianças; saiba detalhes

Saiba como entrar na lista de espera da xepa da vacina para bebês e crianças até três anos
Saiba como participar da Xepa da Vacina de Aparecida de Goiânia (Foto: Ênio Silveira/Aparecida de Goiânia)
Saiba como participar da Xepa da Vacina de Aparecida de Goiânia (Foto: Ênio Silveira/Aparecida de Goiânia)

Com bebês e crianças de até 3 anos com comorbidades no grupo prioritário, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia abriu lista de espera para faixa etária geral – a famosa xepa da vacina. Dessa forma, qualquer pai ou responsável de criança com idade de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias pode procurar um dos sete postos de vacinação dessa faixa etária para deixar o nome dos pequenos nessa lista. 

Ao fim do dia, caso algum dos postos tenha frascos de vacinas já abertos e com doses disponíveis, a equipe da unidade de saúde entrará em contato com os nomes da lista avisando sobre a possibilidade de vacinação, que deve ser imediata.

Atualmente, a vacina para o público infantil de até três anos é ofertada apenas para crianças com comorbidades. Mas, por meio da xepa, é possível adiantar a imunização dos pequenos, independentemente de comorbidade. Os sete postos de vacinação pediátrica baby são: Central de Imunização, UBS Cruzeiro do Sul, UBS Santa Luzia, UBS Bairro Cardoso, UBS Veiga Jardim, UBS Bandeirantes e Maternidade Marlene Teixeira. As Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta das 8h às 16h. A Central de Imunização está aberta de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábado das 8 às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira funciona de segunda a sexta das 8h às 18h.

O que levar 

Para receber a proteção, as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e cartão de vacinação. Crianças com comorbidades precisam apresentar laudo médico que comprove a condição. Caso o responsável legal não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização que deve ser apresentado por alguém maior de idade no momento da aplicação.

Prazos e especificações

Seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde, o esquema vacinal básico contra a covid-19 para crianças de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias é de três doses da vacina Pfizer específica para esse público. O intervalo entre a primeira e segunda dose é de 4 semanas e o da segunda para a terceira dose é de 8 semanas.


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia

Comentários