12 de setembro de 2024
Fiscalização • atualizado em 30/06/2023 às 18:28

Campanha de conscientização contra uso de linhas cortantes é lançada em Aparecida de Goiânia

Trabalho será desenvolvido durante toda a temporada de pipas, sobretudo no período de férias escolares, quando a brincadeira é mais comum nas ruas
Campanha 'A Vida Por Um Fio' contará com material gráfico informativo para orientar que não é proibido empinar pipa na cidade. A proibição é apenas em relação à utilização de linhas cortantes. Foto: Rodrigo Estrela
Campanha 'A Vida Por Um Fio' contará com material gráfico informativo para orientar que não é proibido empinar pipa na cidade. A proibição é apenas em relação à utilização de linhas cortantes. Foto: Rodrigo Estrela

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Aparecida de Goiânia, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) lançou, na tarde desta sexta-feira (30), a 12ª edição da campanha ‘A Vida Por Um Fio’. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar crianças, jovens e adultos sobre os riscos da utilização de linhas cortantes para empinar pipa.

Segundo a GCM, o trabalho já é realizado há 15 dias e será desenvolvido durante toda temporada de pipas, sobretudo, no período de férias escolares.

“Linha com cerol, chilena ou Indonésia, como são chamadas, podem tirar a vida de alguém e transformar uma brincadeira em tragédia. Nosso objetivo é conscientizar crianças, adolescentes e jovens sobre o uso perigoso e também alertar comerciantes de que a venda desse tipo de material é proibida por lei”, afirma o secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido.

Fiscalização do uso de linhas cortantes

De acordo com o secretário, a intensificação do monitoramento com a campanha é necessária, pois nas férias escolares e em meses com mais ventos, é comum ter mais pessoas nas ruas utilizando as pipas como brincadeira.

“Nos outros anos apreendemos milhares de linhas e carretéis irregulares, por isso, intensificamos sempre a campanha nesses meses”, disse Cândido.

Além da fiscalização, a GCM também vai trabalhar na conscientização. As equipes distribuirão material gráfico informativo ressaltando que não é proibido empinar pipa na cidade. “O que não pode é utilizar linhas cortantes, expor a vida das pessoas ao risco, inclusive, de morte”, completa.

O comandante geral da GCM de Aparecida de Goiânia, Weber Júnior, explicou como o trabalho será feito. “Realizamos operações diariamente nos locais com grandes aglomerações utilizados para empinar pipas. Nossos agentes verificam se linhas cortantes estão sendo utilizadas. Em caso positivo, esse material é recolhido pelas equipes”.

Em caso de reincidência, pais ou responsáveis pelo menor de idade serão conduzidos para delegacia de polícia e autuados, afirmou o comandante. A população também pode ajudar na fiscalização e registrar denúncia anônima por meio do telefone 153 ou enviar mensagem de texto para o WhatsApp da Guarda Civil 3545-5992.

Lei municipal

A legislação que regulamenta a brincadeira em Aparecida proíbe o uso e venda de “linha cortante, cerol ou vidro moído” no comércio formal e informal. O comerciante que vender esse tipo de material terá o produto apreendido e será encaminhado à autoridade policial. Além disso, será aplicada multa no valor de R$ 3 mil a cada infração cometida.


Leia mais sobre: / / / / Aparecida de Goiânia / Cidades

Comentários