22 de novembro de 2024
Aldeia do Vale • atualizado em 24/03/2024 às 14:24

Câmeras registram onça parda em condomínio de luxo de Goiânia e assusta moradores

Para alertar situação, um comunicado interno foi enviado aos moradores
Imagem ilustrativa de uma onça parda. (Foto: reprodução)
Imagem ilustrativa de uma onça parda. (Foto: reprodução)

Um comunicado interno emitido na última sexta-feira (22), no condomínio horizontal de luxo Aldeia do Vale, em Goiânia, afirmou que câmeras de visão noturna do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, registraram a presença de uma onça parda no local. O animal, identificado como macho jovem, passou pela região da mata entre os lagos 16 e 17.

Apesar de o vídeo não ser divulgado, já que se trata de um anúncio interno do Aldeia do Vale, o comunicado afirmou, ainda, que foram instaladas armadilhas do tipo gaiola metálica e placas de advertência alertando que os locais sejam evitados. As orientações técnicas teriam sido passadas pelo Ibama.

Também não se sabe quando a onça foi vista, mas, o comunicado também diz que, no último final de semana, um médico veterinário, especialista em captura de felinos selvagens com o uso de armadilhas do tipo laço, teria sido contratado para ajudar. Apesar disso, não houve sucesso na captura do animal.

A administração do Aldeia do Vale ainda anunciou que aguarda mais avaliações dos órgãos envolvidos para novas orientações e permanece com o monitoramento por câmeras. A gestão do condomínio ainda recomendou que o assunto ficasse restrito na comunidade interna.

Vale ressaltar que esta é a segunda vez em menos de um ano que uma onça é encontrada no condomínio. Em junho de 2023, um felino selvagem foi encontrado dentro de uma casa no Aldeia do Vale. Na época, uma equipe de especialistas do zoológico e outra do do Corpo de Bombeiros foram enviadas até o local para realizar o resgate do animal.


Leia mais sobre: / / / Goiânia