Lançada na manhã desta quarta-feira (6) uma campanha com o intento de arrecadar absorventes descartáveis, reutilizáveis e coletores menstruais para serem doados a mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social.
A medida é uma parceria do gabinete da vereadora por Goiânia Aava Santiago (PSDB), a Ouvidoria da Mulher do Legislativo Municipal e a entidade sem fins lucrativos Girl Up Go.
O tema já é discutido na Câmara Municipal de Goiânia, um projeto, inclusive, já foi apresentado por Aava Santiago que também estabeleceu uma campanha ininterrupta de enfrentamento à pobreza menstrual.
A parlamentar explica que tem como objetivo conscientizar o poder público e a sociedade para assegurar especialmente a jovens de baixa renda o acesso a insumos necessários ao período menstrual, com isso buscando parcerias com governos, empresas e instituições.
“Temos que nos mobilizar para garantir condições mínimas de higiene a mulheres sem recursos, que recorrem a jornais ou outros materiais inadequados para conter o fluxo menstrual e que podem causar doenças. O acesso aos insumos apropriados também irá pôr fim ao constrangimento que chega a levar muitas delas a faltarem ao trabalho e aos estudos por falta de absorventes”, explica Aava Santiago.
Ao Diário de Goiás, o gabinete da vereadora explicou que os absorventes e coletores devem ser depositados em caixas de coleta nas dependências da Câmara Municipal. Doações também podem ser feitas pelo pix [email protected], em nome de Júlia Rocha Almeida. O registro da doação do material arrecadado às mulheres atendidas será postado no Instagram da Ouvidoria da Mulher e da Girl Up GO. Outras informações podem ser obtidas pelo whatsapp da Ouvidoria: (62) 98222 2434.
Leia mais sobre: Câmara Municipal de Goiânia / Goiânia / Destaque / Goiânia