21 de novembro de 2024
Locais abertos

Câmara começa a analisar texto que desobriga uso de máscara em Goiânia

Projeto passa pela CCJ e deve ser votado em plenário ainda nesta semana para que goianienses não mais sejam obrigados a usar equipamento em locais abertos
Fachada da Câmara de Goiânia. (Foto: Samuel Straioto)
Fachada da Câmara de Goiânia. (Foto: Samuel Straioto)

A Câmara de Vereadores de Goiânia começa a analisar nesta terça-feira (15) o projeto de lei que desobriga o uso de máscara em locais abertos na capital. O texto foi enviado à Casa pelo Paço na última sexta-feira (11).

O primeiro passo é a análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). O colegiado dá parecer sobre a constitucionalidade do texto.

Depois, a matéria vai ao plenário da Câmara, onde precisa de maioria simples para garantir a revogação dos trechos que tornam o uso da máscara obrigatório em ambientes abertos.

Como justificativa, há a nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), que recomenda aos municípios que atingiram pelo menos 75% da população elegível para se vacinar (a partir de 5 anos) imunizada contra a covid-19.

O projeto de lei, porém, mantém a obrigatoriedade em locais fechados. Por ora, portanto, academias, shoppings, escolas e igrejas deverão exigir a utilização da máscara.


Leia mais sobre: / / / Cidades