O governador Ronaldo Caiado está em missão oficial na China, juntamente com auxiliares do Governo de Goiás, e visitou neste domingo (05) as instalações da indústria de mineração CMOC. A mineradora atua nas cidades de Catalão e Ouvidor, ambas localizadas na região do Sudeste goiano.
Segundo Caiado, o objetivo da visita é gerar “mais empregos, renda, oportunidades qualificadas para os goianos, que estão cada vez mais técnicos e competitivos”. A visita à sede da mineradora busca selar as negociações de ampliação das operações no estado.
No mês passado, empresários da CMOC vieram para Goiás e acertaram novos investimentos de R$ 3 bilhões da mineradora. De acordo com Caiado, isso significa desenvolvimento econômico para toda a região de investimentos da multinacional.
Acordos entre Goiás, governos das províncias chinesas e empresas serão firmadas em comitiva oficial, com cooperação internacional e investimentos em programas estratégicos do governo e da comunidade empresarial.
Visita de Caiado à China
O grupo do Governo de Goiás está em Xangai, a maior cidade da China e núcleo financeiro global. Para a visita à mineradora CMOC, se deslocou para a província Henan. A viagem será o marco para oficializar o processo de instalação de pelo menos duas grandes empresas goianas, além de parcerias com chineses em áreas da mineração, educação, pesquisa e cultura.
A agenda dos representantes goianos na China prevê visitas a multinacionais, universidades e reuniões com lideranças políticas e econômicas do país. Esse é um momento histórico de investimentos, modernização e inovação tecnológicas no estado.
Próximos passos
No sábado (4), Caiado esteve no Centro de Exposições de Planejamento Urbano de Xangai e neste domingo (5) esteve na mineradora. Já na próxima terça-feira (7), a comitiva irá para a província de Shenzhen, para visitar as instalações da Huawei, multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações.
Para a agenda de terça-feira estão previstos acordos para pesquisa e desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e certificação profissional.
Leia mais sobre: Catalão / China / Goiás / Investimento / Mineradora / Cidades