05 de dezembro de 2025
Potencial econômico

Caiado vai ao Japão para trazer ampliação de montadora de carros em Catalão

O objetivo do governador é possibilitar que a empresa japonesa Mitsubishi faça investimentos "mais ousados" em Goiás, desenvolvendo a tecnologia japonesa em solo goiano
A fábrica da Mitsubishi na cidade de Catalão está instalada na cidade desde 1998. Foto: Secom
A fábrica da Mitsubishi na cidade de Catalão está instalada na cidade desde 1998. Foto: Secom

O governador Ronaldo Caiado (UB) confirmou que fará uma missão no Japão com objetivo de trazer a ampliação da fábrica da Mitsubishi na cidade de Catalão, no Sudeste Goiano. Ao Diário de Goiás, Caiado afirmou que o objetivo é fazer um acordo definitivo com a montadora para desenvolver a tecnologia japonesa em solo goiano.

“Provavelmente eles farão parcerias, e nós teremos a oportunidade de ter algo que sempre foi um sonho nosso. Não ser apenas uma montadora, mas desenvolver, com toda a tecnologia japonesa, a caminhonete, o carro e outros derivados que possam vir também da nossa Mitsubishi Catalão”, salientou Caiado.

A fábrica de automóveis japonesa é destaque no desenvolvimento de veículos elétricos. “Eles estão superando agora na bateria, que conseguiram avançar em relação até aos outros carros elétricos chineses. Carros que têm capacidade de deslocamento de 1.400 km, que é algo inédito, que eu nunca vi. Espero ter lá a oportunidade de ser apresentada essa nova máquina e junto a isso também ver qual é a disposição, já que Goiás tem toda a condição de ser o habitat próprio da Mitsubishi no Brasil”, comentou o governador. 

Segundo Caiado, Goiás traz todo o potencial necessário para a ampliação da montadora no país. O governador citou como atrativos a estrutura geográfica, o clima goiano e até mesmo as atividades rurais, que geram demanda para os produtos produzidos. “Tem tudo a ver com esse interesse que a Mitsubishi tem hoje e que o Japão, cada vez mais, está sentindo a necessidade de descentralizar do seu país-mãe para outros países que são aliados, como é o Brasil, como é o Estado de Goiás”, disse.

A fábrica da Mitsubishi de Catalão foi instalada em 1998 e gera, atualmente, cerca de 12 mil empregos entre diretos e indiretos, comercializando em torno de 22 mil veículos por ano. Em 2024, a HPE Automotores, representante oficial da Mitsubishi Motors e Suzuki no Brasil, anunciou R$ 4 bilhões em investimentos na fábrica de Catalão até 2032.

“Há muitos anos acolhemos a Mitsubishi, e estou certo que teremos aqui investimentos agora mais ousados, para que realmente seja uma estrutura consolidada na fabricação de carros”, profetizou Caiado.


Leia mais sobre: / / / / Economia