Publicidade
Política
| Em 2 anos atrás

Caiado tem 25% de vantagem contra Mendanha na última semana, diz pesquisa Diário de Goiás/Diagnóstico

Compartilhar

A menos de uma semana para as eleições, marcadas para o dia 2 de outubro, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) ampliou sua vantagem e pode ser eleito no primeiro turno, segundo a nova rodada da pesquisa Diário de Goiás/Diagnóstico. A vantagem dele é de 25% contra Gustavo Mendanha (Patriota).

Na estimulada, Caiado aparece com 50,3% contra 25,3% de Mendanha. Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo nulo, branco e indecisos, as intenções de voto são 59,84% e 30,12%, respectivamente, uma diferença de 29,72%.

Publicidade

No levantamento anterior, o governador tinha 42,7%, considerando todos os votos. Logo, seu crescimento foi de 7,6%. Enquanto isso, Mendanha passou de 27,4% para 25,3%, uma oscilação negativa de 2,1%, dentro da margem de erro, que é de 3,2%.

Em terceiro lugar, está o deputado federal Major Vitor Hugo (PL), com 6,4%, seguido pelo ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) Wolmir Amado (PT), com 1,1%.

Publicidade

Professor Pantaleão (Unidade Popular) tem 0,4%. Já Cíntia Dias (PSOL) e Professora Helga (PCB) estão numericamente empatadas, com 0,2% cada.

Publicidade

Edigar Diniz (Novo) e Vinicius Paixão (PCO), que teve sua candidatura indeferida, não pontuaram. Eleitores que não pretendem votar ou votarão em branco ou nulo são 8,1%, e os indecisos somam 7,8%.

Levantamento estimulado mostra Caiado na liderança e alto número de indecisos

Na pesquisa espontânea, em os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, a diferença entre Caiado e Mendanha está em 20%.

Publicidade

Nesse levantamento, o governador tem 40,2% contra 20,2% do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. Em terceiro e longe da polarização, está Major Vitor Hugo, com 4,3%. Wolmir Amado, do PT, tem 0,8%.

Brancos e nulos são 3,6%, enquanto aqueles que não sabem ou não opinaram representam 30,9% dos entrevistados.

Rejeição

Caiado é o candidato a governador com maior índice de rejeição pelos goianos, com 20,4%. Major Vitor Hugo, com 10%, Mendanha, com 7,8%, e Wolmir, com 7,6%, aparecem na sequência.

Cíntia Dias e Professor Pantaleão estão empatados, com 4,4% de rejeição cada. Vinicius Paixão tem 4%. Edigar Diniz e Professora Helga também empatam, com 3,9% cada. Não souberam ou não opinaram são 15,9%, e 44% disseram que não rejeitam ninguém.

Metodologia

A pesquisa realizou 900 entrevistas presenciais entre os dias 21 e 25 de setembro e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02835/2022 e, no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), com o número GO-08957/2022. Com intervalo de confiança de 95%, a margem de erro é de 3,2% para mais ou para menos.

A aplicação dos questionários foi feita pelo método de amostragem por cotas, como sexo, faixa etária e região. Foram checados, no mínimo, 10% dos questionários de cada pesquisador, seja in loco por supervisores, seja posteriormente por telefone. Ao todo, participaram 20 entrevistadores, dois coordenadores e um supervisores.

Publicidade