Na manhã deste sábado (19), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) recebeu, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, o estudante goiano Pedro Porto de Carvalho Nunes, que conquistou medalha de ouro na 6ª edição da Olimpíada Internacional de Economia. Ele foi um dos cinco brasileiros que representaram o país na competição realizada entre os dias 24 de julho e 2 de agosto, em Volos, na Grécia.
Reunindo talentos de todo o mundo para resolver desafios nas áreas de Economia, Finanças e Negócios, a competição durou 10 dias, e contou com a participação de delegações de 48 países. Os participantes realizaram três provas, sendo duas individuais e uma em grupo. Neste ano, o Brasil se consagrou como tetracampeão.
“Sempre me dediquei à área da educação, porque insisto que só assim vamos romper o ciclo da pobreza e fazer com que o Estado avance. Não enxergo outra maneira de vencer na vida que não seja a educação. Quando soube do resultado fiz questão de convidá-lo para vir aqui”, disse o governador.
Pedro classificou como revolucionário o desempenho do Brasil na Olimpíada. “O Brasil ter a capacidade de formar jovens para conseguir bater de frente com países que têm muito mais tradição é algo revolucionário. De seis edições, o Brasil ganhou quatro, é disparado o maior campeão de todos”, destacou.
O estudante disse ainda esperar que nos próximos anos mais representantes de Goiás participem da competição. “Fui o primeiro goiano que chegou nesse nível de ganhar um ouro, me sinto muito lisonjeado e espero que isso seja só um começo”, afirmou.
Caiado colocou a estrutura do Governo à disposição do talento de Pedro. “São jovens que se destacam pela sua capacidade e têm muito a contribuir. Aquilo que ele puder promover terá total apoio por parte do governo para chegar e estimular as crianças em todos os níveis aqui do Estado de Goiás, principalmente nos colégios estaduais que tendo aqui a imagem dele, do que ele conseguiu, as pessoas se espelhem para ter a mesma trajetória”, enfatizou o governador.
Chegar na Olimpíada Internacional não foi um caminho fácil. Os estudantes precisaram passar pela primeira fase, no Brasil, com a Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON), competição nacional que promove a educação financeira entre jovens de todo o país, que selecionou os melhores talentos para a etapa mundial. Dessa prova foram escolhidos 45 finalistas durante a fase final.
“Pra nós é motivo de muito orgulho, o Pedro sempre foi muito batalhador, disputando Olimpíadas de Matemática. Essa foi uma torcida especial, a gente estava de longe, o resultado foi transmitido pela internet e tem até um vídeo da minha esposa gritando e vibrando com a conquista”, relatou o pai do estudante, Marcello Porto Di Lorenzzi Nunes, acompanhado de sua mulher, Denise Maria Rezende de Carvalho Porto. O senador Vanderlan Cardoso (PSD) também participou do encontro.
Nascido em Goiás, Pedro tem 18 anos e atualmente cursa o segundo período de Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (USP). O jovem começou a se interessar por olimpíadas científicas quando ainda estava no ensino fundamental, onde participou de competições de matemática, astronomia e física.
LEIA TAMBÉM: Lei que cria programa para kit material escolar em Goiânia é mantida pela Câmara