Pesquisa do Grupom divulgada neste domingo (13) pelo Diário da Manhã traz os dados sobre intenções de votos dos goianos em relação ao próximo governador. Na liderança, o pré-candidato senador Ronaldo Caiado (DEM) aparece com 40,2%, na pesquisa estimulada.
Em seguida, o deputado federal e presidente do MDB Goiás, Daniel Vilela, tem 10,65% de intenções de voto. O terceiro colocado é o governador de Goiás e pré-candidato à reeleição, José Eliton (PSDB), com 9,8%.
Na sequência aparece Kátia Maria, pré-candidata do PT, com 3,4%, e Fabrício Rosa (PSOL), com 1,95%. No entanto, o policial rodoviário federal Fabrício Rosa é pré-candidato a senador. O PSOL definiu que o pré-candidato ao governo de Goiás é o professor Weslei Garcia.
Do total de entrevistados, 14,3% respondeu não sabe ou não avaliou e 19,7% afirmou que votaria nulo ou em branco.
Pesquisa espontânea
Também na coleta de dados espontâneos, a pesquisa apurou que Ronaldo Caiado continua na liderança, com 13,9%. Em segundo lugar está José Eliton, com 4,8%. Na sequência aparece o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), 4,2%; Daniel Vilela, 1,6%; Kátia Maria e Iris Rezende (MDB) com 0,7 cada; Vanderlan Cardoso (PP), 0,35%; e Adib Elias (MDB), com 0,25%.
Diversos nomes também foram lembrados na pesquisa espontânea, com 0,1%, como Aécio Neves (PSDB), Delegado Waldir (PSL); Demóstenes Torres (PTB), vereador Jorge Kajuru (PRP), senadora Lúcia Vânia (PSB); Maguito Vilela (MDB), entre vários outros.
Do total de entrevistados, 55,8% não respondeu ou não sabe e 16,6% votaria nulo ou em branco.
A pesquisa considerou três cenários para avaliação de qual pré-candidato ganharia as eleições a governador de Goiás. No primeiro cenário, Ronaldo Caiado ganharia, com 46%, enquanto José Eliton teria 15% dos votos. Neste cenário, os entrevistados que não escolheram um dos dois nomes responderam que não sabem, 14,9%, ou que votariam em branco ou nulo, 23,8%.
No segundo cenário, Caiado também ganharia, com 47%, caso a disputa fosse com Daniel Vilela, que teria 14,6%. 16% informou que não sabe e 22,98% votaria em branco ou nulo.
Em um cenário em que a disputa seria entre José Eliton e Daniel Vilela, o deputado federal teria 24,2% e o tucano, 23,5%. Os outros 39,6% não responderam ou não avaliaram e outros 12,8% votariam branco ou nulo.
A pesquisa entrevistou 861 pessoas em 41 municípios. A nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,3% para mais ou para menos. Conforme o Grupom, foram selecionados probalisticamente os bairros, setores censitários, quarteirões e domicílios através do método Probabilidade Proporcional à População (PPP), baseado no número de eleitores do município.
Além disso, a seleção dos entrevistados nas residências foi feita conforme a utilização de quotas proporcionais em função das variáveis sexo e faixa etária, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.
Os dados foram coletados entre os dias 6 e 10 de maio de 2018 e registrada no dia 7 de maio, sob o número GO-07780/2018 (TRE-GO) e BR-09426/2018 (TSE).
As cidades pesquisadas foram Anápolis, Aparecida de Goiânia, Ceres, Goiânia, Inhumas, Jaraguá, Rianápolis, Nerópolis, Senador Canedo, Trindade – no Centro Goiano –, Abadiânia, Alvorada do Norte, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Planaltina, Posse, Valparaíso de Goiás – no Leste Goiano –, Araguapaz, Faina, Goiás, Mozarlândia, Mundo Novo, Nova Crixás, São Miguel do Araguaia – no Noroeste Goiano –, Campinorte, Estrela do Norte, Mara Rosa, Porangatu, Santa Tereza de Goiás, Uruaçu – no Norte Goiano –, Catalão, Cezarina, Goiatuba, Ipameri, Itumbiara, Jataí, Palmelo, Pires do Rio, Rio Verde, Santa Helena de Goiás – no Sul Goiano.
{nomultithumb}