Publicidade
Categorias: Política
| Em 7 anos atrás

Caiado lidera intenções de voto e venceria no segundo turno, aponta Pesquisa Grupom/Diário da Manhã

Compartilhar

Publicidade

Pesquisa do Grupom divulgada neste domingo (13) pelo Diário da Manhã traz os dados sobre intenções de votos dos goianos em relação ao próximo governador. Na liderança, o pré-candidato senador Ronaldo Caiado (DEM) aparece com 40,2%, na pesquisa estimulada.

Publicidade

Em seguida, o deputado federal e presidente do MDB Goiás, Daniel Vilela, tem 10,65% de intenções de voto. O terceiro colocado é o governador de Goiás e pré-candidato à reeleição, José Eliton (PSDB), com 9,8%.

Publicidade

Na sequência aparece Kátia Maria, pré-candidata do PT, com 3,4%, e Fabrício Rosa (PSOL), com 1,95%. No entanto, o policial rodoviário federal Fabrício Rosa é pré-candidato a senador. O PSOL definiu que o pré-candidato ao governo de Goiás é o professor Weslei Garcia.

Do total de entrevistados, 14,3% respondeu não sabe ou não avaliou e 19,7% afirmou que votaria nulo ou em branco.

Publicidade

Pesquisa espontânea

Também na coleta de dados espontâneos, a pesquisa apurou que Ronaldo Caiado continua na liderança, com 13,9%. Em segundo lugar está José Eliton, com 4,8%. Na sequência aparece o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), 4,2%; Daniel Vilela, 1,6%; Kátia Maria e Iris Rezende (MDB) com 0,7 cada; Vanderlan Cardoso (PP), 0,35%; e Adib Elias (MDB), com 0,25%.

Diversos nomes também foram lembrados na pesquisa espontânea, com 0,1%, como Aécio Neves (PSDB), Delegado Waldir (PSL); Demóstenes Torres (PTB), vereador Jorge Kajuru (PRP), senadora Lúcia Vânia (PSB); Maguito Vilela (MDB), entre vários outros.

Do total de entrevistados, 55,8% não respondeu ou não sabe e 16,6% votaria nulo ou em branco.

2º turno

A pesquisa considerou três cenários para avaliação de qual pré-candidato ganharia as eleições a governador de Goiás. No primeiro cenário, Ronaldo Caiado ganharia, com 46%, enquanto José Eliton teria 15% dos votos. Neste cenário, os entrevistados que não escolheram um dos dois nomes responderam que não sabem, 14,9%, ou que votariam em branco ou nulo, 23,8%.

No segundo cenário, Caiado também ganharia, com 47%, caso a disputa fosse com Daniel Vilela, que teria 14,6%. 16% informou que não sabe e 22,98% votaria em branco ou nulo.

Em um cenário em que a disputa seria entre José Eliton e Daniel Vilela, o deputado federal teria 24,2% e o tucano, 23,5%. Os outros 39,6% não responderam ou não avaliaram e outros 12,8% votariam branco ou nulo.

Metodologia

A pesquisa entrevistou 861 pessoas em 41 municípios. A nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,3% para mais ou para menos. Conforme o Grupom, foram selecionados probalisticamente os bairros, setores censitários, quarteirões e domicílios através do método Probabilidade Proporcional à População (PPP), baseado no número de eleitores do município.

Além disso, a seleção dos entrevistados nas residências foi feita conforme a utilização de quotas proporcionais em função das variáveis sexo e faixa etária, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.

Os dados foram coletados entre os dias 6 e 10 de maio de 2018 e registrada no dia 7 de maio, sob o número GO-07780/2018 (TRE-GO) e BR-09426/2018 (TSE).

As cidades pesquisadas foram Anápolis, Aparecida de Goiânia, Ceres, Goiânia, Inhumas, Jaraguá, Rianápolis, Nerópolis, Senador Canedo, Trindade – no Centro Goiano –, Abadiânia, Alvorada do Norte, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Planaltina, Posse, Valparaíso de Goiás – no Leste Goiano –, Araguapaz, Faina, Goiás, Mozarlândia, Mundo Novo, Nova Crixás, São Miguel do Araguaia – no Noroeste Goiano –, Campinorte, Estrela do Norte, Mara Rosa, Porangatu, Santa Tereza de Goiás, Uruaçu – no Norte Goiano –, Catalão, Cezarina, Goiatuba, Ipameri, Itumbiara, Jataí, Palmelo, Pires do Rio, Rio Verde, Santa Helena de Goiás – no Sul Goiano. 

{nomultithumb}

Leia mais:

  • José Éliton diz que historicamente em Goiás quem começa à frente em pesquisas termina derrotado
  • Pesquisa aponta desinteresse dos goianos pelas eleições 2018
  • PSOL reivindica inserção de nome de pré-candidato em pesquisas eleitorais
Publicidade