O governador Ronaldo Caiado espera que as prefeituras que integram a Região Metropolitana de Goiânia apresentem contrapartidas ao Estado para o subsídio da tarifa do transporte coletivo na Grande Goiânia.
De acordo com Caiado, o processo para aprovar o fundo que vai subsidiar parte das passagens de ônibus deve ser conjunto. A ideia é de que parte dos recursos do licenciamento de automóveis na Grande Goiânia seja direcionado para o fundo.
“Esse processo está sendo discutido, mas não é uma missão apenas do Estado. As prefeituras têm que dar uma contrapartida. Não é um assunto apenas do cidadão que tem o veículo, mas sim também a parte das Prefeituras que compõem a Região Metropolitana. Cada um entrando com a sua parcela, e o Estado entrando com sua participação. Vai ser um processo conjunto”, disse o governador.
A primeira proposta apresentada ao Estado pela CMTC era para que o licenciamento de veículos de todo o estado ajudasse a subsidiar a tarifa. No entanto, o governador demonstra resistência a isso.
“Isso há de ser discutido com a população do estado de Goiás, mas não onerar quem mora fora da região que é atingida pelo transporte urbano da Região Metropolitana. Tem que ser uma ação a quatro mãos. Não é apenas um setor que vai sustentar todo subsídio possível. Não se pode onerar de tal maneira uma única categoria que tem carro. Tem que ter a parte de parquímetro, da fiscalização do trânsito. Tudo isso faz parte de uma grande política para que você tenha melhor resultado no transporte coletivo, com melhor qualidade e uma tarifa compatível com o cidadão”, destacou Caiado.
Redução de até R$ 0,50
Está sendo estudada a criação de receitas extra tarifárias para subsidiar o transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia. A Secretaria Estadual de Economia está analisando estudos encaminhados pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) para desonerar a tarifa. A redução pode chegar a R$ 0,50.
A ideia é de que parte dos recursos do licenciamento de automóveis na Grande Goiânia seja direcionado para o subsídio. Caiado havia demonstrado resistência com a proposta anterior que era para que o licenciamento de veículos de todo o estado ajudasse a subsidiar a tarifa. No entanto, deve haver um ajuste para que sejam aproveitados somente recursos oriundos de licenciamentos de veículos com placas de cidades da Região Metropolitana da capital.
Devem ser direcionados de R$ 100 milhões a R$ 130 milhões para o subsídio da tarifa de ônibus, o que pode representar uma diminuição de pelo menos R$ 0,50 centavos da tarifa.Não há prazo concreto de quando a tarifa será reduzida.
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