Cidades

Caiado empossa Sandro Rodrigues como novo secretário de Estado da Saúde de Goiás

Na tarde desta segunda-feira (18), o médico Sandro Rogério Rodrigues Batista tomou posse como novo secretário de Estado da Saúde de Goiás. A solenidade foi realizada na Escola de Saúde de Goiás em Goiânia, e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, do ex-secretário estadual de Saúde Ismael Alexandrino, que deixou a pasta por conta das eleições.

“A escolha do nome foi pela sua competência, capacidade, credibilidade e trabalho. Retorne isso à população de Goiás”, recomendou o governador ao novo auxiliar.

Durante seu discursso, Caiado elencou as principais missões da pasta em 2022, e que agora passam a ser responsabilidade do novo secretário. Entre elas, atender as cirurgias eletivas, represadas devido à Covid-19, e dar sequência ao já exitoso processo de regionalização, inclusive a partir da abertura de novas policlínicas.

“Pesquisas apontam que saúde ainda é a maior demanda da população. Temos de ter essa consciência. As pessoas precisam ser atendidas o mais rápido possível”, ressaltou.

Como novo titular, Sandro disse, se estende ao compromisso pessoal com a pasta: “salvar vidas e cuidar da saúde das pessoas”. À lista de desafios repassados pelo governador, ele acrescentou a intensificação de ações para combater a dengue. Até por isso, mencionou a importância de fortalecer o diálogo com as prefeituras, uma continuidade ao trabalho iniciado por Ismael. “Saúde não é feita no gabinete. Ela pode até ser decidida lá, mas acontece nos municípios”, sublinhou.

Experiência

Sandro é formado em medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e possui mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela mesma instituição. O profissional é especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). O médico já exerceu cargos de assessoramento técnico junto a várias áreas da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Secretaria de Estado do Distrito Federal, onde é servidor de carreira. Até abril de 2021, ocupou o cargo de superintendente de Atenção Integral à Saúde da SES-GO.

Pesquisador nas áreas de Atenção Primária à Saúde e Sistemas de Saúde, Sandro ainda é co-líder do Grupo Brasileiro de Estudos sobre Multimorbidade (GBEM) e coordenador do Grupo de Interesse Especial em Multimorbidade da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). Além disso, é professor adjunto do Serviço de Medicina Comunitária da Faculdade de Medicina da UFG e membro do Comitê Gestor da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde.

Leia também:

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024

Neblina e garoa leves marcam manhã de sábado em Goiânia

Confirmando a previsão meteorológica, cidade amanheceu com temperatura baixa, na casa de 14ºC, céu ficou…

10/08/2024

Em meio a ‘surto grave e crescente’ de nova cepa da Mopx, OMS pede a fabricantes vacinas emergenciais

Nova cepa acende alerta na OMS. Sinais da Mpox são: cansaço, febre, calafrios, dor de…

10/08/2024